quinta-feira, agosto 21, 2014

Joe Strummer, o vocalista dos The Clash nasceu há 62 anos

Joe Strummer (nascido John Grahan Mellor), (Ancara, 21 de agosto de 1952 - Somerset, 22 de Dezembro de 2002) mais conhecido por seu trabalho como vocalista e guitarrista da banda The Clash. Antes era integrante da banda The 101ers. Foi ainda membro dos The Mescaleros e temporariamente dos The Pogues.
Strummer nasceu em Ankara na Turquia. Sua mãe, Anna Mackenzie, era enfermeira de origem escocesa. Seu pai, Ronald Mellor, um indiano que trabalhava como diplomata de serviços estrangeiros nas ilhas britânicas. Sua família mudava-se de um lugar para outro muitas vezes e Joe passou partes de sua infância no Cairo, na Cidade do México e em Bona. Aos 9 anos, junto com seu irmão David (de 10 anos), começou a estudar na "City of London Freemen's School" em Surrey. Joe poucas vezes viu seus pais durante os sete anos seguintes à sua entrada na escola. Ele desenvolveu seu amor por Rock ouvindo gravações de Little Richard, Beach Boys e Woody Guthrie (Joe inclusive assumiu o apelido "Woody" por alguns anos).
Em 1970 o seu irmão, David, afastou-se da família e entrou para o British National Front (partido de extrema-direita). O seu suicídio, em julho do mesmo ano, afetou profundamente Joe, que precisou identificar o corpo após 3 dias de desaparecimento.
Em 22 de dezembro de 2002 morreu por causa de defeito cardíaco congénito, conforme foi referido no seu site oficial, tranquilamente, na sua casa em Somerset, deixando a esposa, duas filhas e uma neta.


Sem comentários: