sábado, junho 21, 2014

Nikolai Rimsky-Korsakov morreu há 104 anos

Nikolay Andreyevich Rimsky-Korsakov (Tikhvin, 18 de março de 1844 - Lyubensk, 21 de junho de 1908, usando o calendário gregoriano, que então não estava em vigor na Rússia) foi um militar, professor, e compositor russo. Um mestre em orquestração. A sua mais conhecida composição orquestral Capriccio Espagnol, e a suíte sinfónica Scheherazade são considerados básicos do reportório de música clássica. Foi um nacionalista destacado membro do Grupo dos Cinco da Rússia Imperial, juntamente com Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui e Modest Mussorgsky.

(...)

Vítima de angina, Nikolai Rimsky-Korsakov veio a falecer em Lyubensk em 1908. Encontra-se enterrado no Cemitério Tikhvin, no Mosteiro Aleksandr Nevsky, em São Petersburgo.
Teve sete filhos da sua esposa: Mikhail (1873), Sofia (1875), Andrey (1878-1940), Vladimir (1882), Nadezhda (1884), Margarita (1888-1893) e Slavchik (1889-1890). Nadezhda casou-se com o compositor Maximilian Steinberg em 1908. Andrey Rimsky-Korsakov foi musicologista, tendo inclusive escrito vários estudos sobre a vida e obra de seu pai, e um capítulo sobre sua mãe. Um sobrinho, Georgy Mikhaylovich Rimsky-Korsakov (1901-65), também foi compositor.


Lápide do compositor no Cemitério Tikhvin

(...)

Rimsky-Korsakov foi um compositor prolífico. Os seus maiores êxitos foram obtidos foram óperas – quinze no total, incluindo Kashchei, o imortal e O conto do Czar Saltan. Os motivos das óperas são os mais diversos: de melodramas históricos como A noiva do Czar a temas folclóricos como Noite de maio e lendas como A donzela de neve. Os mais conhecidos excertos no Ocidente são a Procissão dos Nobres de Mlada, Canção da Índia de Sadko e O voo do besouro de Czar Saltan, assim como as suítes de O galo de ouro e A lenda da cidade invisível de Kitezh.
Não obstante, a fama de Rimsky-Korsakov no Ocidente foi conquistada com suas composições orquestrais, principalmente o Capricho Espanhol, a abertura A grande Páscoa Russa e a suíte sinfónica Scheherazade.
As suas composições incluem outras dezenas de canções, arranjos de músicas folclóricas, música de câmara e piano e obras corais.


Sem comentários: