domingo, junho 22, 2014

Leire Martínez, a atual vocalista dos La Oreja de Van Gogh, faz hoje 35 anos

Leire Martínez Ochoa (Donostia-San Sebastián, 22 de junho de 1979) é uma cantora espanhola, ex-concorrente do The X Factor (programa televisivo britânico de talentos) e atual vocalista de La Oreja de Van Gogh. É dona de uma voz de registos muito agudos, podendo alcançar também tons graves. Estas qualidades caracterizam-na como cantora mezzosoprano. Com La Oreja de Van Gogh vendeu mais de 330.000 cópias em todo o mundo.

Biografia
Leire nasceu no dia 22 de junho de 1979, às 09:15 h, na cidade de Donostia-San Sebastián, na província de Guipúscoa, no País Basco (Espanha), pesando ao nascer 4,550 kg. Cresceu em Renteria, cidade vizinha da sua cidade de nascimento.
Durante a etapa escolar ganhou vários apelidos, entre eles "Laser" ou "Loba", em razão de seu incomum par de olhos azuis muito claros. No final de sua última etapa escolar, surge a sua primeira proposta para a carreira artística quando algumas fotos tiradas por um amigo chegam às mãos de uma agência de modelos. No entanto, o projeto não prospera diante da negativa do pai, que alegava que Leire seria então muito nova.
Em 1994, alterna as atividades escolares com outras extracurriculares, como um intercâmbio para a realização de um curso de inglês em Brandon, Flórida. Em 1996 participa de um programa de Convivência familiar e intercâmbio cultural na Roménia, onde viveu um momento traumático ao presenciar a morte de uma amiga. Também é neste ano que Leire se aventura pela primeira vez como vocalista de um grupo junto a amigos da escola.
Em 1997/1998 começa a sua carreira universitária na Universidade do Pais Basco, onde se matriculou no curso de Magistério em Educação Especial, que forma professores aptos para ensinar crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. Concluiria a universidade em 2012, logo após um longo período de afastamento devido aos compromissos profissionais. Em 2002 se apresentou aos castings de Popstars, e foi selecionada para entrar, ms, por motivos pessoais, teve que desistir do programa antes que esse chegasse à sua fase televisionada. Por alguns anos alternou os estudos de magistério, a carreira musical, cantando em BBC's (do espanhol Bodas, Bautizos y Comuniones - Casamentos, Batizados e Comunhões), e os empregos de babysitter e rececionista em lojas em Tolosa e Donostia.
Em 2007, deixa a faculdade a apenas uma matéria (euskera II) da conclusão, bem como os empregos quando consegue entrar (sem o conhecimento dos pais e de nenhum conhecido) no concurso musical do canal Cuatro, X Factor, versão espanhola do famoso formato britânico, interpretando temas como Me voy, de Julieta Venegas, To be left outside alone, Be My Baby de Vanessa Paradis ou All Around The World, de Lisa Stansfield. Foi eliminada na sexta gala, sendo assim finalista do programa.

De 2008 ao presente: vocalista de La Oreja de Van Gogh
Em 2008, recebe um telefonema que mudaria a sua vida. Era Haritz Garde, baterista de La Oreja de Van Gogh, convidando-a para que fizesse um teste para ser a nova vocalista do grupo. Um amigo em comum havia sugerido o nome dela sem que ela soubesse.
Os membros da banda não haviam assistido ao programa The X Factor, onde Leire havia ficado conhecida do público, e Leire tão pouco havia se animado a mandar demos ou candidatar-se à vaga de vocalista quando soube da separação do famoso grupo espanhol. Entretanto,depois de testarem dezenas de raparigas que enviavam demos, vídeos e fitas, Xabi San Martín, Haritz Garde, Álvaro Fuentes y Pablo Benegas não precisaram de mais de 5 minutos com Leire para saber que ela era a escolhida.
A nível de curiosidade, sempre contam que Leire não os conquistou cantando canções da banda, mas sim interpretando uma canção de ninar chamada Loa loa, em euskera (idioma oficial do País Basco e língua materna de Leire).
Leire é eleita oficialmente como vocalista de La Oreja de Van Gogh, substituindo assim a anterior vocalista Amaia Montero, quem decidira abandonar seus companheiros para começar uma carreira solo em novembro de 2007.
O grupo ofereceu uma roda de imprensa no dia 14 de julho na Casa de América de Madrid, onde apresentaram Leire como nova vocalista. Durante o verão deste mesmo ano foi a imagem da campanha publicitária "Pelo Sexy" de Herbal Essences
O primeiro CD com Leire como vocalista foi lançado dia 2 de setembro na España, 30 do mesmo mês na América Latina baixo o título A las cinco en el Astoria. O primeiro single lançado foi El último vals.
O segundo CD foi lançado em 20 de novembro de 2009, sob o título "Nuestra Casa a La Izquierda del Tiempo". Seu primeiro Single foi "Cuéntame al Oído 2009".
O terceiro trabalho do grupo, Cometas por el Cielo, foi apresentado no dia 13 de setembro de 2011.
Em 2013, o grupo viaja ao México para gravar um CD+DVD especial em acústico pertencente ao formato Primera Fila, anteriormente gravado por artistas consagrados como Thalia e Cristian Castro. O CD+DVD inclui 11 faixas de sucesso da história do grupo com arranjos renovados e 4 canções inéditas. O especial conta com colaborações com cantores mexicanos e argentinos, como Abel Pintos, Natalia Lafourcade e Leonel Garcia e atingiu disco de ouro pelas suas vendas em solo mexicano.


Sem comentários: