quinta-feira, junho 12, 2014

John Wetton - 65 anos!

Apesar de ter nascido em Derby, Wetton cresceu em Bournemouth, no condado de Dorset.
Ele têm sido um músico profissional desde o fim da década de 1960, e foi membro de grupos como Mogul Trash, Phenomena, Family, King Crimson (trabalhando ao lado do amigo de infância Robert Fripp), Roxy Music, Uriah Heep, UK, Asia e Wishbone Ash. Wetton trabalha a solo desde a sua segunda saída dos Asia, em 1992.
Wetton inicialmente era conhecido pelo seu som potente de baixo e suas habilidades de improvisação (vistas claramente em discos ao vivo dos King Crimson como o box-set The Great Deceiver), mas desde a década de 80, os seus trabalhos seguem uma linha mais comercial. Nesses tempos, ele se concentrava menos no baixo, dando mais favoritismo ao seu lado de cantor/compositor, em que frequentemente usa guitarra acústica e piano.
Na carreira de Wetton, destacam-se os discos Larks' Tongues in Aspic (1973), dos King Crimson e os discos de estreia (e homónimos) dos grupos UK, de 1978, e Asia, de 1982, sendo este último o mais vendido de toda a sua carreira.
Recentemente, Wetton têm combatido o seu problema de alcoolismo. Aparentemente, ele obteve sucesso, e voltou aos Asia no verão de 2006, com a formação original, para fazer uma turnê e, provavelmente, um novo disco de estúdio.


Sem comentários: