terça-feira, junho 10, 2014

João Gilberto - 83 anos

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (Juazeiro, Bahia, 10 de junho de 1931), conhecido como João Gilberto, é um cantor, guitarrista e compositor brasileiro. Tido como o pioneiro criador da bossa nova, é considerado um génio e uma lenda viva da música popular brasileira.
Desde o lançamento do compacto que continha Chega de Saudade e Bim Bom, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música brasileira e na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna até hoje, João Gilberto foi o artista que levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. Tido como um dos maiores influentes do jazz americano no século XX, ganhou prémios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, no meio da beatlemania.
Desde pequeno, João já mostrava que possuía um ouvido privilegiado. Aos sete anos, percebeu um erro na execução da organista da igreja, no meio de dezenas de vozes do coro. Começou a carreira aos dezoito anos, em Salvador. No ano seguinte, convidado para virar crooner do conjunto Garotos da Lua.


Sem comentários: