quinta-feira, junho 12, 2014

George H. W. Bush, o 41º Presidente dos Estados Unidos da América, faz hoje 90 anos!

George Herbert Walker Bush (Milton, Norfolk, 12 de junho de 1924) é um político dos Estados Unidos, tendo sido o 41º Presidente dos Estados Unidos (1989–93). Filiado no Partido Republicano, já havia anteriormente sido o 43º Vice-presidente dos Estados Unidos (1981–89), membro do Congresso, embaixador, diretor da CIA, e atualmente é o mais velho ex-presidente vivo.
Bush nasceu no estado de Massachusetts, filho do senador Prescott Bush e de Dorothy Walker Bush. Após o ataque a Pearl Harbor em 1941, Bush adiou a sua ida para a faculdade, alistou-se na Marinha no seu aniversário de 18 anos, e tornou-se o mais novo piloto da Marinha até aquele momento. Serviu até o fim da guerra, ingressando, em seguida, na Universidade Yale. Graduando-se em 1948, mudou-se com sua família para o Texas, entrando para indústria do petróleo, e tornando-se milionário com cerca de 40 anos de idade.
Entrou para a política logo após fundar a sua própria empresa petrolífera, servindo como membro da Câmara dos Representantes, entre outros cargos. Concorreu sem sucesso para à candidatura a Presidente dos Estados Unidos em 1980, porém foi escolhido por Ronald Reagan a ser candidato a Vice-Presidente; os dois foram eleitos nesse pleito. Durante o seu mandato, Bush chefiou aspetos importantes da administração Reagan envolvidas na "guerra contra as drogas".
Em 1988, Bush candidatou-se à presidência, na tentativa de suceder a Ronald Reagan, e derrotou o candidato democrata Michael Dukakis. A política externa foi o que mais marcou a sua presidência; operações militares foram conduzidas no Panamá e no Golfo Pérsico, num período de mudança no panorama político mundial; o Muro de Berlim foi derrubado em 1989 e a União Soviética dissolveu-se dois anos mais tarde. Na política interna, Bush não cumpriu uma promessa de campanha e, depois de travar uma luta contra o Congresso, autorizou um aumento de impostos que o Congresso havia passado. Em meio de tantos problemas econômicos, foi derrotado na tentativa de reeleição em 1992 pelo candidato democrata Bill Clinton.
Bush é o pai de George W. Bush, 43º Presidente dos Estados Unidos, e de Jeb Bush, ex-governador da Flórida. Até a eleição de seu filho George W. Bush para presidente em 2000, Bush era usualmente referido simplesmente como "George Bush"; desde então, os nomes "George H. W. Bush", "Bush 41", "Bush o Velho", "Bush Pai", e "George Bush, Sr." tornaram-se comuns como um meio de distinguir o pai do filho.

Sem comentários: