quarta-feira, junho 18, 2014

A Batalha de Waterloo, que acabou com a carreira política e militar de Napoleão, foi há 199 anos

Batalha de Waterloo
Sadler, Battle of Waterloo.jpg
A Batalha de Waterloo, por William Sadler
Data 18 de junho de 1815
Local Waterloo, Bélgica
Resultado Vitória aliada
Fim do governo dos Cem Dias
Queda e exílio de Napoleão
Combatentes
França França Reino Unido Reino Unido
Flag of the Kingdom of Prussia (1803-1892).svg Prússia
Prinsenvlag.svg Reino da Holanda
Comandantes
França Napoleão Bonaparte
França Marechal Michel Ney
Reino Unido Duque de Wellington
Flag of the Kingdom of Prussia (1803-1892).svg Gebhard von Blücher
Forças
72.000 soldados 118 000 soldados:
  • Anglo-aliados: 68.000
  • Prussianos: 50.000
Baixas
Total: 48 000 perdas

  • 25.000 mortos ou feridos
  • 8.000 capturados
  • 15.000 desaparecidos
Total: 24 000 perdas

Anglo-aliados: 17.000 perdas
  • 3.500 mortos;
  • 10.200 feridos;
  • 3.300 desaparecidos
Prussianos: 7.000 perdas
  • 1.200 mortos;
  • 4.400 feridos;
  • 1.400 desaparecidos
A Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de junho de 1815, perto de Waterloo, na atual Bélgica, (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos). Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão I (com 72.000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana, comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118.000 homens). Este confronto marcou o fim dos Cem Dias e foi a última batalha de Napoleão; a sua derrota terminou com o seu governo como Imperador.
Depois do regresso de Napoleão ao poder, em 1815, muitos dos Estados que se tinham oposto ao Imperador formaram a Sétima Coligação, dando início à mobilização dos seus exércitos. Duas forças de grande dimensão sob o comando de Wellington e de Blücher concentraram-se perto da fronteira nordeste da França. Napoleão decidiu atacar na esperança de as destruir antes que dessem início a uma invasão coordenada da França, juntamente com outros membros da coligação. O confronto decisivo da campanha de três dias de Waterloo - 16 a 19 de junho de 1815 -, teve lugar em Waterloo. De acordo com Wellington, a batalha foi "a mais renhida que assisti na minha vida".
Napoleão atrasou o início da batalha até ao meio-dia, esperando que o terreno secasse. O exército de Wellington, posicionado ao longo da estrada para Bruxelas, na escarpa de Mont-Saint-Jean, resistiu a múltiplos ataques franceses até que, no final do dia, os prussianos chegaram em força e penetraram no flanco direito de Napoleão. Naquele momento, o exército de Wellington contra-atacou provocando a desordem das tropas francesas no campo-de-batalha. Posteriormente, as forças da coligação entraram em França, repondo Luís XVIII no trono francês. Napoleão abdicou, rendeu-se aos britânicos e foi exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.
O campo de batalha fica atualmente em território belga, a cerca de treze quilómetros a sudeste de Bruxelas, e a 1,6 km da cidade de Waterloo. No local da batalha existe hoje um enorme monumento designado por Monte do Leão (em francês Butte du Lion), construído com terra trazida do próprio terreno da batalha.
O Monte do Leão (em francês Butte du Lion)

(...)

A ameaça napoleónica fora vencida de vez. Blücher queria chamar a batalha de Belle Aliance — nome da quinta que fora o quartel-general de Napoleão durante a batalha. Wellesley, porém, teve outra ideia. Influenciada por uma das suas manias, que era batizar os combates com o nome do lugar onde ele dormira na noite anterior, a vila a alguns quilómetros dali, conhecida por Waterloo, que deu então o nome à histórica batalha.

Sem comentários: