sexta-feira, maio 30, 2014

Wynonna Judd - 40 anos!

Wynonna Judd (Ashland, Kentucky, 30 de maio de 1964) é uma cantora de música country dos Estados Unidos, vencedora dos Grammy por cinco vez e com mais de 60 prémios, sendo considerada uma das maiores cantoras de música country da América.

Biografia
Wynonna nasceu Christina Claire Ciminella em Ashland, Kentucky, a 30 de maio de 1964. Foi-lhe dado o apelido Ciminella a partir do apelido de Michael Ciminella, o homem com quem a sua mãe rapidamente se casou, depois de ter sido abandonada por seu namorado e pai biológico de Judd, Charles Jordan. Jordan morreu em 2000. A sua mais nova meia-irmã é a atriz Ashley Judd. Naomi e Ciminella mudou-se com as meninas para Los Angeles em 1968 e posteriormente se divorciaram em 1972. Em 1976, Wynonna e Naomi estavam vivendo em Kentucky, onde Wynonna se inspirou na música country que a sua mãe ouviu e aprendeu a tocar guitarra, depois de receber uma no Natal. Os dois mudaram-se para Nashville, no Tennessee , em 1979, em busca de uma carreira musical.

Wynonna e Naomi assinaram contrato com a RCA Records em 1983, como o duo The Judds. Entre 1983 e 1991, a dupla The Judds colocou 23 singles na Billboard Hot Singles (agora Hot Country Songs), incluindo 14 primeiros lugares. Eles também gravou oito álbuns de estúdio e duas coletâneas Greatest Hits. Na sua carreira de seis anos, as The Judds venderam mais de 20 milhões de discos em todo o mundo e ganhou mais de 60 prémios da indústria, incluindo cinco Grammy Awards, nove prémios Country Music Association (sete deles consecutivos), e oito Billboard Music Awards. Na época, eles foram a dupla com mais vendas na música country e assim permaneceu até que foi eclipsado pela dupla Brooks & Dunn, na década de 90. Apesar de Wynonna cantou os vocais em todas as músicas da dupla, Naomi passou o duo. A relação mãe-filha sempre foi tumultuada, com Wynonna sempre atrasado e esquecido e Naomi a ser crítico de sua filha.
A luta crónica contra a hepatite C de Naomi forçou-a a retirar-se depois de uma turnê de despedida de 1991. Após a dupla se separar, Wynonna assinou um contrato com a gravadora MCA.

Em 2 de abril de 1992, Wynonna apresentou-se sozinha na televisão pela primeira vez no American Music Awards. Ela tocou o primeiro single de seu  álbum homónimo de estreia a solo. Este álbum, Wynonna , foi lançado em 1992 via MCA/Curb, sob a produção de Tony Brown. "Ela é a sua única Need" foi número um nas paradas de singles do país naquele ano, como foram dois singles, " I Saw the Light "e" No One Else na Terra ", o primeiro dos quais foi também a música número um país de 1992, de acordo com a Billboard Year-End . "She is is only  Need" e "No One Else on Earth" também foram menores sucessos Adult Contemporary, e o último atingiu o lugar 83 na Billboard Hot 100. "My Strongest Weakness", o último single do álbum, foi n.º 4 da tabela de hits do país. O álbum vendeu cinco milhões de cópias nos Estados Unidos, ganhando uma certificação de 5 Multi-Platinas da RIAA .
O seu segundo álbum, Tell Me Why, foi lançado pela MCA/Curb em 1993, tendo obtido uma platina e foi responsável por cinco Top Ten consecutivos nas paradas do país: a faixa-título , "Only Love", " Is It Over Yet "," Rock Bottom " e "Girls with Guitar", que foi escrito por Mary Chapin Carpenter. "Tell Me Why" foi o seu terceiro hit, chegando ao n.º 77 nas paradas pop e n.º 24 nas paradas Adult Contemporary. Entre "Tell Me Why" e "Só Love", ela cantou os vocais de convidados Clint Black 's 1993 single "A Bad Godbye" (do álbum No Time to Kill ), que se tornou o seu maior hit pop, no n.º 43. O sucesso dessa música levou a uma turnê chamada a turnê Black & Wy, com Black  e Wynonna como headliners.
Em 1994, ela também fez uma aparição no Lynyrd Skynyrd, álbum de tributo aos Skynyrd Frynds, no qual ela fez um cover da canção "Free Bird". 
Revelations foi o título de seu terceiro álbum, lançado pela MCA/Curb em 1996. Apesar de menor sucesso desta música, outros três singles do álbum não se saiu mal: "Heaven Help My Heart" alcançou a posição n º 14, enquanto "My Angel Is Here" e "Somebody to Love You" ficaram abaixo do habitual.
O quarto e último álbum de Wynonna para MCA foi intitulado The Other Side. Ao contrário de seus álbuns anteriores, este álbum era mais focado nos blues e no som rock. Foi lançado em 1997 e produziu quatro singles.  Após o lançamento de um álbum de greatest hits, Wynonna deixou a MCA para a Mercury Records.

Em 2000, Wynonna decidiu reunir-se com a sua mãe para uma turnê no dia de Ano Novo. Um mês depois, Wynonna lançou o seu quinto álbum solo, New Day Dawning. Este álbum, o primeiro de sua carreira, que Wynonna co-produzido, incluía um disco bónus com quatro músicas, intitulado Big Bang Boogie composto de quatro novas canções das The Judds.
Lançou em agosto de 2003, um novo álbum.
O seu segundo lançamento para Asylum-Curb foi um pacote ao vivo com CD e DVD chamado Her Story: Cenas de uma Vida , lançado em 2005. O álbum incluiu uma nova faixa de estúdio, "Attitude", escrito por Wynonna e John Rich, do Big & Rich , esta canção foi lançado como um single, chegando a No. 40 nas paradas do país. Um ano depois, ela lançou a sua autobiografia, voltando para casa para mim mesmo, seguido por um álbum de Natal. Ela também cantou um dueto virtual com Elvis Presley no final de 2008, no álbum Duets Natal .
O seu primeiro álbum de estúdio em seis anos, foi lançado a 3 de fevereiro de 2009. Este álbum é em grande parte composto por covers , com exceção da faixa-título, uma composição original por Rodney Crowell . Também reúne-la com produtores Brent Maher e Don Potter , que produziu todos os álbuns dos anos 1980 Judds. Lead-single deste álbum é " I Hear You Knocking ", um padrão de blues gravado pela primeira vez por Smiley Lewis . Em 9 de maio de 2009 lançou um EP de sete músicas que contém remixes de dança da faixa-título foi lançado.
Wynonna e Naomi, também conhecido como as The Judds, voltou a se reunir em 2010, para um novo lançamento do álbum e turnê. O nome da turnê é "The Last Encore", que incluirá 18 shows.
Em 14 de setembro de 2010, os The Judds apareceram no The Oprah Winfrey Show, onde Wynonna discutido "a sua recente perda de peso, seu ano de viver perigosamente e como é voltar ao palco como parte do duo icónico, Os Judds". As The Judds também se apresentou o seu novo single "I Will Stand By You", lançado 4 de outubro de 2010. "I Will Stand By You" foi lançado como a faixa-título de 2011 coletânea do Judd
Um novo single, "Love It Out Loud" foi lançado em maio de 2011. Em 27 de novembro de 2011 Wynonna estreou sua nova banda "Wynonna & The Big Noise", em Nashville, TN em terceiro e Lindsley. Um novo álbum está programado para ser lançado no início de 2013.


Sem comentários: