domingo, maio 18, 2014

Rick Wakeman - 65 anos!

Richard "Rick" Christopher Wakeman (Londres, 18 de maio de 1949) é um teclista de rock progressivo britânico. Ele é um pianista clássico treinado, e tornou-se bastante famoso por sua virtuosidade. Nos primeiros anos de sua carreira ele foi um pioneiro no uso de teclados eletrónicos e o seu nome tornou-se sinónimo de teclista cercado por uma vasta gama de equipamentos.
Wakeman alcançou a fama em 1970 tocando com a banda The Strawbs, juntando-se aos Yes em 1971. Ele entrou e saiu da banda pelo menos quatro vezes, reflexo de um relacionamento turbulento com o grupo. Em 2002 ele voltou aos Yes pela quinta vez.
Wakeman tem uma carreira solo extremamente longa. Ele também tocou como músico convidado para artistas e grupos como Elton John, Brian May, Alice Cooper, Lou Reed, David Bowie, Ozzy Osbourne e Black Sabbath.
Rick Wakeman é considerado um dos pais do Rock Progressivo e do Rock Sinfónico. Wakeman é um teclista brilhante, sendo considerado por muitos, como as mãos mais ágeis dentre todos os teclistas. Utiliza pianos acústicos, elétricos e eletrônicos; sintetizadores; Minimoog; Mellotron; todos os tipos de teclados; órgãos, órgão Hammond; clavicórdios e tudo que tenha teclas.
Wakeman produziu centenas de álbuns com os mais variados temas, desde lendas míticas da antiga Inglaterra até sobre o Espaço Sideral, passando por reis, rainhas, temas astrológicos, bandas sonoras para filmes, entre outros. Produziu tantos álbuns na sua carreira musical que nem mesmo o próprio tem certeza de quantos álbuns produziu ou participou ao todo.
Dois dos seus filhos, Adam Wakeman e Oliver Wakeman, também seguiram a carreira de teclistas, sendo o filho Oliver o que mais se aproxima do estilo do pai. Adam Wakeman é o atual teclista da banda de heavy metal Black Sabbath e toca muito com o pai, aparecendo em diversos álbuns e shows.
Recentemente, no final de 2008, Wakeman foi convidado formalmente pela família real britânica para celebrar os 500 anos da ascensão de Henrique VIII ao trono inglês com um de seus espetáculos, o que deu origem ao show "The Six Wives of Henry VIII Live at Hampton Court Palace" lançado em CD, DVD e Blu-Ray. O show foi realizado em um dos castelos construídos por Henrique VIII, o Hampton Court Palace e reuniu uma orquestra com 70 integrantes, um coral de 40 vozes, um quinteto de rock e diversos convidados especiais.


Sem comentários: