quarta-feira, abril 30, 2014

Willie Nelson - 81 anos

William Hugh Nelson, mais conhecido como Willie Nelson (Abbot, 30 de abril de 1933) é um cantor e compositor de música country, escritor, ator, poeta e ativista americano. Foi considerado o 77º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Biografia
Willie Nelson nasceu em 30 de abril de 1933, em Abbot, Texas, nos Estados Unidos.
Nelson e a sua irmã, Roberta Nelson, foram criados pelos seu avós depois do seu pai falecer e a sua mãe sair de casa. Willie tocava viola enquanto Bobbie tocava piano.
Em 1950, a sua família mudou para Nashville, onde Nelson compôs "Hello Walls", que viria a ser o seu primeiro, de muitos, sucessos.
As suas composições foram cantadas por ilustres artistas da música country, incluindo o sucesso "Crazy", que compôs para a amiga, Patsy Cline.
A música "On the Road Again" foi uma das mais tocadas no início dos anos 1980, utilizada posteriormente como tema do filme Forrest Gump.
Após um incêndio em sua residência em Nashville, em dezembro de 1970, Willie mudou novamente para o Texas, aonde reside até hoje.
Em 1993, entrou para a Country Music Hall of Fame.
Com uma discografia invejável, conta com 67 álbuns, sendo o primeiro de destaque Shotgun Willie, lançado em 1973, passando pelo lendário The Winning Hand (1982), que trazia participações especiais como Dolly Parton, Kris Kristofferson e Brenda Lee, até chegar no mais recente lançado em 2005 pela Lost Highway Records, o álbum Countryman, Willie inova mais uma vez fundindo, pela primeira vez na história da música, o estilo country com a sonoridade do reggae.
Willie Nelson hoje é reconhecido mundialmente um dos ícones norte-americanos da música country.


Sem comentários: