sábado, abril 19, 2014

Roberto Carlos - 73 anos

Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor e compositor brasileiro, um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira, foi um dos pioneiros no Brasil do movimento rock'n'roll surgido nos Estados Unidos ao longo da década de 50.
Embora tivesse iniciado a carreira sob influência da Bossa Nova, no início da década de 60, Roberto mudou o seu repertório para o rock. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente género musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, fez ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilómetros por Hora".
Na viragem para década de 70, reformulou o seu repertório de rock'n roll e tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico, fórmula que não modificou desde então. Logo também mudou o seu público-alvo, que deixou de ser jovem e passou a ser adulto. Atualmente continua apresentando-se publicamente com frequência e produz anualmente um especial que vai para o ar na semana de Natal na Rede Globo, na mesma época em que costumavam ser lançados os seus discos anuais. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Dezenas de artistas já fizeram regravações de músicas suas, entre os quais Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia.
Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o artista a solo com mais álbuns vendidos na história do Brasil. Os seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendagem - em 1994 chegou a marca de 70 milhões de discos vendidos - incluindo gravações em espanhol, inglês e italiano, em diversos países. Tendo realizado milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no exterior, a sua popularidade tornou-o conhecido no Brasil e na América Latina como O Rei, contando com um dos maiores clubes de fãs do mundo.


Sem comentários: