domingo, abril 27, 2014

Patrick Vaughn Stump, o vocalista da banda Fall Out Boy, faz hoje 30 anos!

Patrick Vaughn Stump, nascido Patrick Martin Stumph (Glenview, Illinois, 27 de abril de 1984) é o vocalista e guitarrista da banda de pop-punk Fall Out Boy. Ele é filho de David Stumph, um cantor de Folk e Patricia Vaughn. Tem uma irmã mais velha chamada Megan e irmão mais velho chamado Kevin, que é um exímio violinista.

Carreira
Em 2001, Patrick co-fundou os Fall Out Boy com o guitarrista Joe Trohman e Pete Wentz.
Antes de ser o vocalista do Fall Out Boy, Patrick exerceu a função de baterista, mas o seu talento nos vocais foi descoberto, todavia, ele não tinha experiência como vocalista. Originalmente, Stump era somente o vocalista, mas depois saída de dois membros seguinte ao lançamento de Fall Out Boy's Evening Out with Your Girlfriend, ele também começa a tocar guitarra na banda. Neste ponto, o baterista Andy Hurley, chegou à banda.
O primeiro álbum da banda, o Fall Out Boy's Evening Out with Your Girlfriend, foi lançado em 2003 pelo selo Uprising Records, embora eles deixassem o selo para assinar com a Fueled By Ramen. Então, lançaram o Take This to Your Grave em maio de 2003, o seu segundo álbum, o qual os ajudou a ganhar fãs e algum sucesso.
Em 2003, Patrick e os seus colegas de banda assinaram um contrato com a Island Records e lançaram o seu EP acústico My Heart Will Always Be the B-Side to My Tongue e um DVD em 2004. Este foi seguido do seu segundo álbum de estúdio, o From Under The Cork Tree.
Nos Fall Out Boy, Patrick compôs a maioria das músicas para a banda, enquanto que o Pete compôs a maioria das letras.
Eu acho que o Patrick é génio musical, ele é um cientista maluco.
Joe Trohman, Patrick Stump

Como produtor, ele trabalhou com os The Hush Sound no Like Vines e os Gym Class Heroes no álbum As Cruel As School Children. Patrick também produziu o álbum ¡Viva La Cobra! do Cobra Starship. Produziu Rising Down, do The Roots. Também produziu uma faixa chamada Little Weapon do álbum The Cool do Lupe Fiasco, e várias faixas em No Itroduction do rapper Tyga. Recentemente, produziu uma nova mistura de Little Things do Good Charlotte, para uma coletânea remisturada da banda.
No final de 2008 Patrick fecha contrato com a gretsch guitars para lançar a sua "signature model", intitulado até então de stump-o-matic. Trata-se de uma guitarra estilo corvette vintage,com captação tripla (tres hum buckers) e cor cinza prateada (Silver Gibson) fazendo alusão à sua guitarra favorita, uma Gibson SG G - 400 silver edition.
Além de produzir álbuns, Stump também já fez novas misturas de várias faixas para bandas sonoras e lançamentos especiais, incluindo uma nova mistura de "Queen Of Apology" para a banda sonora de The Sounds on the Snakes on a Plane, um nova mistura de Sugar, We're Goin Down numa edição especial do From Under The Cork Tree e "Pace Yourself", para os The Higher no álbum On Fire.
Foi um dos cantores que atuaram no single da coca-cola Open the happiness!, juntamente com outros cantores de sucesso tais quais Brendon Urie, Cee-lo Green e Travis Mccoy.
Em fevereiro de 2011, lançou o seu EP Truant Wave, que contém seis músicas anteriormente divulgadas pelo cantor e uma delas, "Spotlight (Oh!Nostalgia)", foi escolhida pelos fãs numa inquérito online feita pelo próprio Patrick Stump.
Em outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum solo: Soul Punk, com participação de Lupe Fiasco na música "This City".


Sem comentários: