quinta-feira, abril 17, 2014

Faleceu Gabriel García Márquez...

Gabriel José García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927 - Cidade do México, 17 de abril de 2014) foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.
Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e pelo Nobel de Literatura de 1982, pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana. Viajou muito pela Europa e viveu até a morte no México. Era pai do cineasta Rodrigo García.


NOTA: morreu hoje o grande responsável pela divulgação da literatura hispano-americana - ainda me lembro, como um certo político, da noite em que não dormi para acabar o seu livro Cem Anos de Solidão e que marcou definitivamente (depois de já conhecer Jorge Amado...) o meu amor pela literatura latino-americana...

Sem comentários: