quarta-feira, abril 30, 2014

Devendra Banhart - 33 anos

Devendra Banhart (30 de maio de 1981) é um cantor e compositor norte-americano. Nascido em Houston, Texas, e criado na Venezuela, Devendra Banhart é um dos principais artistas do movimento folk psicadélico.

Biografia
Ele é um dos artistas mais populares do movimento New Weird America, cuja tradução seria algo como "Nova América Esquisita". O seu último álbum conta com a par
ticipação de outros representantes do movimento, tais como Faun Fable, Animal Collective, Viking Moses, entre outros. Banhart é também membro da banda Vetiver.
O músico é usualmente comparado com diversos artistas como Marc Bolan, Daniel Johnston, Billie Holiday, Syd Barrett, Nick Drake, John Fahey, e Tiny Tim. A sua musicalidade tende a arranjos simples de violão, com melodias que requerem pouco além deste instrumento, indicando as suas raízes folk. As letras consistem em ideias surreais e naturalistas.
O próprio músico assume que, entre as suas maiores influências, estão Bob Dylan, Caetano Veloso, Secos e Molhados e Novos Baianos. A suavidade melódica e o timbre vocal de Banhart remetem frequentemente para estes músicos.
Banhart foi descoberto por Michael Gira, que lançou pela sua própria gravadora Young God Records o título Oh Me Oh My..., em 2002. Em 2005, em conjunto com Andy Cabic e Revolver USA, criou a gravadora Gnomonsong.
Quando surgiu, Banhart foi-se consolidando como líder desse movimento musical, tendo sido também considerado como o jovem responsável pela "redescoberta" da musicalidade da cantora folk Vashti Bunyan, que gravou o álbum Rejoicing in the hands of the Golden Empress como vocalista convidada.
No início de 2006 fez uma participação especial no show que marcou a volta dos Mutantes, no Barbican Teathre em Londres, e com um carisma esfuziante, cantou Batmacumba com Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e companhia. Também fez um comentário, no qual dizia: "Os Mutantes são melhores que os Beatles... são uma banda muito mais criativa".
Em 2007 lançou o álbum Smokey Rolls Down Thunder Canyon, que conta com a participação de Rodrigo Amarante (Los Hermanos) na canção "Rosa".
Devendra Banhart já namorou a atriz Natalie Portman, que contracenou no seu videoclipe "Carmensita" e reside atualmente na cidade de São Francisco.
Em 2011, a sua música "Carmensita" foi utilizada no comercial da Kenzo para a promoção do perfume "Madly Kenzo".


Sem comentários: