domingo, abril 27, 2014

A música brasileira Luísa Maita faz hoje 32 anos


Biografia
Filha de Amado Maita, músico e compositor que teve o seu único álbum considerado o Holy Grail entre colecionadores no mundo, e da produtora cultural Myriam Taubkin. Luisa teve contato direto com o samba jazz e o meio musical desde a infância. Conviveu com grandes músicos como Sizão Machado, Moacir Santos, Naná Vasconcelos, Paulinho da Viola, Lenine e Guilherme Vergueiro, entre outros.
Mostrou a sua capacidade de composição, tendo músicas gravadas por Virgínia Rosa, Mariana Aydar (“Beleza” eleita pela revista Rolling Stone uma das melhores músicas de 2009) e participado dos álbuns de Rodrigo Campos e Carlos Núñes. Luísa Maita também trabalhou com grandes produtores no Brasil como Antonio Pinto, Beto Villares e Bid. Teve destaque como cantora nos vídeos da campanha para olimpíadas Rio 2016 dirigidos por Fernando Meirelles, apresentados em Copenhaga e veiculados no mundo todo.
Em 2010, Luísa apresenta "Lero-Lero", o seu álbum de estreia, lançado no Brasil pelo selo Oi Música e no mundo todo pela Cumbancha/Putumayo, pontuado por influências da música pop e eletrónica indissociáveis da base acústica enraizada no samba, na bossa nova e na música popular brasileira que une referências musicais e pessoais com preciosismo e despojamento.
Após o lançamento nos EUA, o programa “All Things Considered” da NPR disse que Luísa é a "Nova Voz do Brasil" e salientou que "se continuar fazendo discos como este, pode muito bem estar no caminho para o estrelato internacional". Logo em seguida a cantora embarca para sua primeira turnê pelos Estados Unidos e Canada, recebendo ótimas críticas do The New York Times, The Washington Post e Boston Globe.
No Brasil, o álbum figurou nas principais listas de melhores discos de 2010 - entre elas a da revista Veja, Rolling Stone e MTV e, em julho de 2011, Luísa recebeu o prémio de Artista Revelação do Ano na vigésima segunda edição do conceituado Prémio da Música Brasileira, além de se apresentar na festa de entrega ao lado de Lenine.
No mesmo período, Luísa estreou na Europa passando por importantes festivais de verão como o Nuits du Sud, na França e o Músicas do Mundo, em Portugal. Em agosto de 2011, a cantora regressou à América do Norte, realizando 30 shows em 26 cidades durante 45 dias e, uma vez mais, enchendo os festivais e casas de shows por onde passou e recebendo elogios da imprensa com destaque especial no jornal LA Times.


Sem comentários: