quarta-feira, março 12, 2014

O primeiro Rei do moderno estado da Líbia nasceu há 124 anos

Idris I, nascido como Sidi Muhammad Idris al-Mahdi al-Senussi (Al-Jaghbub, 12 de março de 1890Cairo, 25 de maio de 1983), foi o primeiro rei da Líbia, desde a sua independência, em 24 de Dezembro de 1951 até 1 de Setembro de 1969, quando se deu a revolução líbia e consequente queda de seu governo.


A Líbia havia sido colonizada pela Itália, que tinha a pretensão de "fechar" um "portão aquático" no mar Mediterrâneo, entre o Mediterrâneo Ocidental e o Mediterrâneo Oriental, tendo seus eixos entre a Itália e a Líbia. Em 24 de dezembro de 1951, a Líbia declara a independência perante a Itália e constitui-se um reino, tendo Idris I como rei.
Já na década de 60, Idris I está praticamente fora do trono líbio para cuidar de problemas de saúde, indo fazer tratamentos na Grécia e no Egito. Em seu lugar, como regente, o seu sobrinho e herdeiro, o Príncipe Hasan as-Senussi, substitui-o. A 1 de Setembro de 1969 ocorre a revolução líbia, tendo como líder, Al Magrabhi e posteriormente Muammar al-Gaddafi, que instala o golpe de estado e depõe o regime monárquico de quase 18 anos.


O Rei deposto exila-se no Egito, onde recebeu apoio do ex-presidente Anwar Sadat, e onde passa o resto dos seus dias.

Estandarte real de Idris I

Sem comentários: