domingo, março 02, 2014

O Komintern (Terceira Internacional ou Internacional Comunista) começou há 95 anos

Komintern (do alemão Kommunistische Internationale) é o termo com que se designa a Terceira Internacional ou Internacional Comunista (1919-1943), isto é, a organização internacional fundada por Vladimir Lenine e pelo PCUS (bolchevique), em 2 de março de 1919, para reunir os partidos comunistas de diferentes países.
Tinha como propósito, conforme seus primeiros estatutos, lutar pela superação do capitalismo, o estabelecimento da ditadura do proletariado e da República Internacional dos Sovietes, a completa abolição das classes e a realização do socialismo, como uma transição para a sociedade comunista, com a completa abolição do Estado e para isso se utilizando de todos os meios disponíveis, inclusive armados, para derrubar a burguesia internacional.
A sua fundação representou, originalmente, uma cisão da extrema esquerda da Segunda internacional como reação ao apoio que os partidos socialistas europeus deram à votação de créditos de guerra, mobilizações, etc. por parte de seus governos burgueses nacionais, quando da eclosão da Primeira Guerra Mundial, considerada pela ala esquerda do movimento socialista como uma guerra civil entre burguesias nacionais e como uma guerra de pilhagem imperialista.
A Comintern teve sete congressos mundiais, o primeiro deles em 2 de março de 1919. Enquanto Lenine viveu, os congressos eram anuais e foram realizados cinco deles, de 1919 a 1923. Após a morte de Lenine, este princípio da anualidade foi abandonado por Estaline, que desconfiava do Komintern e desejava transformá-lo num mero instrumento da política externa soviética. Assim, sob Stalin, o Komintern teria apenas dois congressos: o sexto, em 1928, e o sétimo e último, em 1935, antes de ser dissolvido, em 1943.

Sem comentários: