sexta-feira, março 28, 2014

O acidente de Chernobyl e Fukushima americano foi há 35 anos

A Central Nuclear de Three Mile Island em 1979

Three Mile Island é a localização de uma central nuclear que, a 28 de março de 1979 sofreu uma fusão parcial, havendo uma fuga de radioatividade para a atmosfera. A central nuclear de Three Mile Island fica na ilha homónima no Rio Susquehanna, no condado de Dauphin, Pensilvânia, próximo de Harrisburg, com uma área de 3,29 km².

O acidente
O acidente ocorrido a 28 de março de 1979, na central nuclear de Three Mile Island, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi causado por uma falha do equipamento devido a falhas no sistema secundário nuclear e erro humano. Houve corte de custos que afetaram economicamente a manutenção e uso de materiais inferiores. Mas, principalmente apontaram-se erros humanos, com decisões e ações erradas tomadas por pessoas pouco preparadas.
O acidente desencadeou-se pelos problemas mecânicos e elétricos, que ocasionaram a paragem de uma bomba de água que alimentava o gerador de vapor, o que acionou certas bombas de emergência que tinham sido deixadas fechadas. O núcleo do reator começou a aquecer e parou e a pressão aumentou. Uma válvula abriu-se, para reduzir a pressão, que voltou ao normal. Mas a válvula permaneceu aberta, ao contrário do que o indicador do painel de controle assinalava. Então, a pressão continuou a cair e seguiu-se uma perda de líquido refrigerante e água radioativa: 1,5 milhão de litros de água foram lançados no rio Susquehanna. Gases radioativos escaparam e atingiram a atmosfera. Outros elementos radioativos atravessaram as paredes.
Um dia depois foi medida a radioatividade em volta da central, que alcançava, até 16 quilómetros de distância, uma intensidade de até 8 vezes maior que a letal. Apesar disso, o governador do estado da Pensilvânia iniciou a retirada só dois dias depois do acidente. O governador Dick Thornburgh aconselhou o chefe da NRC, Joseph Hendrie, a iniciar a evacuação "das mulheres grávidas e crianças em idade pré-escolar num raio de 5 milhas em redor das instalações". Em poucos dias, 140.000 pessoas haviam deixado a área, voluntariamente.

Curiosidades
  • Treze dias antes havia sido lançado o filme "Síndrome da China", com Jane Fonda, Jack Lemmon e Michael Douglas, que muitos consideraram como premonitório da catástrofe na central nuclear, inclusive sendo usadas as suas cenas pelos jornalistas da TV para ilustrar a cobertura do acidente.
  • O acidente nuclear nesta central foi considerado o mais grave, até ser superado pela ocorrência em Chernobyl e também por Fukushima.
Vista aérea

Sem comentários: