quinta-feira, março 20, 2014

Alex Kapranos, o vocalista da banda Franz Ferdinand, faz hoje 42 anos

Alex Kapranos (nascido Alexander Paul Kapranos Huntley, 20 de março de 1972, Almondsbury, Gloucestershire, Inglaterra) é um músico britânico, mais conhecido pelo trabalho como vocalista e guitarrista da banda Franz Ferdinand.
Alex Kapranos, filho de pai grego e mãe inglesa, passou a infância em Sunderland e South Shields, Reino Unido, cidade natal da sua mãe, e passava as férias de verão na Grécia, terra do seu pai. Huntley é o nome de solteira de sua mãe, que ele passou a usar este nome temendo sofrer discriminação devido ao seu sobrenome grego enquanto ainda andava na escola e acabara de se mudar para a Escócia. A sua mãe insistiu em colocar o nome "Paul" como o seu nome do meio, pois ela era fã do ex-Beatle Paul McCartney.
Em 1980 ele mudou-se, com a sua família, para Edimburgo, seguindo depois para Glasgow, em 1984. Quando tinha 17 anos, Alex foi a Universidade de Aberdeen, para estudar Teologia. Ele continuou os seus estudos em diferentes universidades, como a de Strathclyde em Glasgow. No início dos anos 90, ele era ativo na cenário musical da cidade, organizando noites com música ao vivo no 13th Note, um clube de culto de Glasgow.
Trabalhou como chefe de cozinha, bartender, professor no Instituto de Tecnologia do Anniesland College, entregador de comida indiana e em vários outros empregos. Alex também se juntou a bandas populares de Glasgow, como o The Amphetameanies, The Yummy Fur (Alex entrou na banda em 1998, mas não participou em nenhum álbum) e os The Karelia.
Alex depois resolveu tirar o "Huntley" de seu nome, e formou, em 2001 a banda Franz Ferdinand, com Bob Hardy, que tinha sido empregado de bar com ele, Nick McCarthy, que acabara de conhecer numa festa, e Paul Thomson, ex-baterista dos The Yummy Fur. Franz Ferdinand começou a receber atenção internacional com o lançamento do single Take me Out. A banda recebeu prémios importantes como o Ivor Novello, Mercury Music Prize e Brit Awards.
Alex tem asma e é alérgico a amendoins (que ele compara a um veneno, como o arsénico). Escreve para o The Guardian, na coluna Soundbites, que conta as suas aventuras culinárias com os Franz Ferdinand. Há algum tempo lançou um livro de gastronomia, juntando todas as colunas publicadas no jornal e mais algumas inéditas, chamado Sound Bites (Conrad, 2007).


Sem comentários: