sábado, março 01, 2014

A Universidade de Coimbra faz hoje 724 anos


A Universidade de Coimbra (sigla: UC - agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, a 10 de agosto de 1940) é uma universidade, localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades ainda a trabalhar mais antigas do mundo (a 14ª) e a mais antiga de Portugal.
A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada, em 1290, mais especificamente a 1 de março, quando o Rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, o qual criou a própria universidade e pediu ao Papa a confirmação.
Organizada atualmente em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece todos os graus académicos em arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina, ciências naturais, psicologia, ciências sociais e desporto.
A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal, sendo a sua universidade mais cosmopolita.
Além disso, é o membro-criador do chamado Grupo Coimbra, uma rede de universidades europeias cujo objetivo é a colaboração académica entre elas.
Em 22 de junho de 2013 foi declarada Património Mundial pela UNESCO.

Sem comentários: