sexta-feira, janeiro 03, 2014

Thomas Bangalter, dos Daft Punk, nasceu há 39 anos

Thomas Bangalter, nascido a 3 de janeiro de 1975, é produtor musical e o fundador do grupo de música eletrónica Daft Punk, tendo também produzido música para a banda Stardust, e para o filme Irreversible. Thomas tem a sua própria gravadora, chamada Roulé. Fora da produção musical, Thomas é realizador e director de fotografia. Bangalter é filho de Daniel Vangarde e tem uma irmã que vive no Brasil, no Rio de Janeiro, adotada por outra familia. Reside em Beverly Hills, na Califórnia, com a sua mulher, a actriz francesa Élodie Bouchez, e os seus dois filhos, Tara-Jay e Roxan.

Biografia
Thomas Bangalter começou a tocar piano com a idade de seis anos. Bangalter afirmou, em entrevista, que seus pais eram rigorosos em manter a sua prática, o que ele lhes agradeceria mais tarde. O seu pai, Daniel Vangarde, era um famoso produtor de música e compositor para artistas, tais como os Gibson Brothers, Ottawan e Sheila B. Devotion. Conforme expresso por Bangalter: "Eu nunca tive qualquer intenção de fazer o que meu pai estava fazendo."
Bangalter conheceu Guy-Manuel de Homem-Christo quando frequentavam a escola Lycée Carnot, em 1987. Foi aí que eles descobriram o seu fascínio mútuo com os filmes e música dos anos 60 e 70, "coisas básicas de culto adolescente, desde Easy Rider a Velvet Underground. "Eles e Laurent Brancowitz acabaram formando um trio de indie rock chamado Darlin, no qual Bangalter tocava guitarra e baixo. Bangalter considerou que "Foi talvez ainda mais uma coisa adolescente nessa altura. É como, você sabe, todo mundo quer estar numa banda.". Uma análise negativa refere-se ao ato como "um bando de punks bobos (Daft Punk em inglês)", que inspiraram o novo nome para Bangalter e Homem-Christo.
Pouco antes de atingir a idade de 18 anos, a Daft Punk cresceu, com os seus elementos interessados em música eletrónica, o que levou Brancowitz a deixar o grupo, para a prossecução de esforços com os colegas parisienses da banda Phoenix. Em 1993, Bangalter apresentou uma demonstração de material para Stuart Macmillan, dos Slam, que levou ao seu primeiro single "The New Wave". Daniel Vangarde deu conselhos valiosos à dupla. "Ele ajudou-nos a conhecer a situação das gravadoras e como elas funcionam. Sabendo isso, nós fizemos algumas opções, a fim de conseguir aquilo que queríamos."
Daniel Vangarde recebeu agradecimentos pelos seus esforços, nas notas de reconhecimentos de Homework. O título do álbum é atribuído em parte ao facto de que Homework foi gravado no quarto de Bangalter. Como ele comentou: "Eu tive que passar a cama para outra sala para ter espaço para o material." Nos anos seguintes do lançamento de 1997, Bangalter centrava-se na sua própria gravadora, Roulé ("rolar", em francês). A gravadora lançava singles de Romanthony, Roy Davis Jr., do próprio Bangalter, entre outros. Bangalter colaborou com Alan Braxe e Benjamin Diamond e lançou, em 1998, o hit "Music Sounds Better with You". Assim como para o Homework, o single foi gravado no estúdio da casa de Bangalter.
Em torno da mesma época de "Music Sounds Better with You", Bangalter co-produziu o segundo single de Bob Sinclar "Gym Tonic". A canção utilizava amostras de um video de exercícios de Jane Fonda. Fonda posteriormente recusou permissão para o uso da amostra. Uma banda chamada Spacedust lançou um single chamado "Gym and Tonic", que recria elementos de "Gym Tonic" e "Music Sounds Better with You". A música tornou-se número um no Reino Unido.
Em 1998, Bangalter e Homem-Christo colaboraram com Romanthony no que se tornaria a primeira das sessões de Discovery. Uma das faixas produzidas, "One More Time" se tornou o mais bem sucedido single da Daft Punk, em 2000. Bangalter também realizou, num sintetizador Yamaha CS-60, a faixa "Embuscade", no álbum de estreia de Phoenix, United, que foi lançado no mesmo ano. Ele também fez equipe com DJ Falcon sob a denominação Together para lançar o seu single, com o mesmo nome, em 2000. Em 2002, Bangalter foi pai de um filho, com a atriz Élodie Bouchez, chamado Tara-Jay.
Juntos lançaram o single "So Much Love to Give", em 2003. A faixa "Call on Me" de Eric Prydz foi inicialmente pensada para ser um acompanhamento de Together, devido à semelhança entre as duas canções e do uso da faixa pelo DJ Falcon nos seus espetáculos.
Entre 13 de setembro e 9 de novembro de 2004, Bangalter e Homem-Christo produziram e misturaram faixas para o seu álbum Human After All. Pouco depois, mudou-se para a sua actual casa, em Beverly Hills, Califórnia. A mudança é atribuível à carreira de Bouchez em Hollywood e pelo interesse no cinema de Bangalter. Em 2 de junho de 2008 Bouchez deu à luz o seu segundo filho com Bangalter, Roxan.



Sem comentários: