domingo, janeiro 05, 2014

Nelson Ned deixou-nos hoje...

Nelson Ned d'Ávila Pinto (Ubá, 2 de março de 1947 - Cotia, 5 de janeiro de 2014) foi um cantor e compositor brasileiro.

Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde era extremamente popular. Com reportório voltado para a música romântica, os seus shows atraíam multidões em estádios e teatros.
Nelson Ned, como compositor, já teve canções gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros. O maior sucesso de sua carreira foi a canção Tudo Passará, de 1969, que obteve quarenta regravações, inclusive em versão sertaneja com a dupla João Mineiro & Marciano nos anos 80, que, no mesmo disco, também gravaram de Nelson o hit Se Eu Pudesse Falar Com Deus.
Ganhou Discos de Ouro no Brasil, e teve na sua carreira um feito histórico, apresentar-se no Carnegie Hall, em Nova York, feito que se repetiu 4 vezes com casa cheia.
A partir de 1990 passou a cantar canções evangélicas, após ter-se convertido ao neopentecostalismo, tendo conquistado um Disco de Ouro já no seu primeiro lançamento gospel.
Lançou em 1996 a biografia O Pequeno Gigante da Canção, uma referência à sua condição de anão (o cantor media 1,12 metros de altura). No livro, ele contou que enfrentou uma depressão no auge da sua carreira, passou a beber e envolveu-se no consumo de drogas.
Sofreu um acidente vascular cerebral em 2003, o que o levou a perder a visão do olho direito. Desde então, morava em uma residência adaptada para as suas necessidades em São Paulo. O cantor ainda sofria de diabetes, hipertensão e estaria com doença de Alzheimer.
No dia 24 de dezembro de 2013, passou a viver em uma clínica de repouso na Granja Viana, Cotia, próximo de São Paulo. Poucos dias depois, a 4 de janeiro, ele deu entrada no Hospital Regional de Cotia, com infecção respiratória aguda, pneumonia e problemas na bexiga. Nelson Ned foi internado no dia 4 de janeiro (sábado), no Hospital Regional de Cotia, com um quadro de pneumonia que, segundo a assessoria de imprensa do hospital, já era grave. O músico recebeu tratamento mas não resistiu e veio o óbito no dia seguinte (a 5 de janeiro - domingo).

Sem comentários: