sexta-feira, dezembro 13, 2013

Tom Verlaine, vocalista e guitarrista dos Television, faz hoje 64 anos

(imagem daqui)

Tom Verlaine (nascido Thomas Miller, 13 de dezembro de 1949, Morristown, Nova Jersey) é mais conhecido como cantor e guitarrista da banda Television. Foi considerado o 79º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Biografia
Tom Verlaine começou a sua ligação com a música ao estudar piano e saxofone quando era criança, influenciado por Stan Getz. Tom não tinha nenhum interesse nas guitarras até ouvir o disco "19th Nervous Breakdown", dos Rolling Stones, durante a sua adolescência, quando começou um longo período de experimentação, até desenvolver o seu estilo próprio de tocar. Tom também tinha interesse em escrever e ler poesia. Ainda na adolescência conheceu e tornou-se amigo do futuro companheiro de banda e ícone punk, Richard Hell, na escola de Stanford. Os dois tinham em comum o gosto por música e poesia.
Depois de uma tentativa falha, Tom e Richard Hell conseguiram fugir da escola e foram morar em Nova Iorque. Nessa época criou o seu nome artístico, tendo como referência o simbolista francês Paul Verlaine. Certa vez afirmou que seu novo nome era inspirado na troca de nome de Bob Dylan e que era uma maneira de se distanciar do seu passado. Juntamente com Richard Hell e Billy Ficca formou a banda The Neon Boys, que não durou muito tempo, e que se separou após não conseguir encontrar um segundo guitarrista, após algumas audições nas quais Dee Dee Ramone e Chris Stein participaram.
Alguns meses depois reformularam a banda, agora com o nome "Television", sendo recrutado como segundo guitarrista Richard Lloyd, começaram a tocar nos clubes CBGB e Max's Kansas City. Em 1975, Tom tirou Richard Hell da banda, pela sua falta de habilidade instrumental e por seu comportamento. Então lançaram o seu primeiro single, com Fred Smith substituindo Hell. Tom namorou com Patti Smith nessa época, os dois eram artistas da mesma área musical em Nova Iorque. A banda Television lançou dois álbuns, "Marquee Moon" e "Adventure", que tiveram ótimas críticas mas vendas modestas antes de se separarem, em 1978.
Logo Tom lançou um álbum a solo com o seu nome, o qual lhe rendeu uma carreira promissora durante a década de 80. Mudou para a Inglaterra num breve período, em resposta à recepção positiva do seu trabalho na Europa. Nos anos 90 participou do trabalho de diversos artistas, incluindo Patti Smith, e também compôs para o filme "Love and a .45".
Em 1992 a banda Television foi reformulada, para a gravação de um novo álbum de estúdio, chamado "Television" e um álbum ao vivo, "Live at the Academy 1992", eles tem-se reunido periodicamente desde então, para fazer turnês.
Tom é tido por muitos como um dos mais talentosos artistas da era pós-punk. As suas composições poéticas, agregadas à sua forma original de tocar guitarra, são muito influentes e elogiadas pelos media. Ele e o seu colega Richard Lloyd são conhecidos como um dos duos de guitarras mais aclamados e inventivos do rock. Apesar da adoração recebida dos media, Tom raramente responde a essa atenção dando entrevistas.


Sem comentários: