sábado, novembro 30, 2013

Roger Glover, dos Deep Purple, faz hoje 68 anos

Roger David Glover (Brecon, 30 de abril de 1945) é o baixista dos Deep Purple. Ele entrou no grupo em 1969, juntamente com Ian Gillan, para substituir Nick Simper e Rod Evans, respectivamente.

Início de carreira
Nascido perto de Brecon, País de Gales, Glover mudou com a sua família para St. Helens, antes de se instalar na área de South Kensington, em Londres, com 10 anos de idade. Naquela época, os interesses de Glover começaram a mudar para o rock e quando tinha treze anos, Glover começou a tocar guitarra. Ele mais tarde mudou-se para o norte Londres e, enquanto estava em Harrow County School for Boys Glover, formou a sua primeira banda, Madison, com um grupo de amigos, que mais tarde se fundiu com uma banda rival para se tornar nos Episode Six.

Os Deep Purple e como cantor a solo
Depois de passar quatro anos com os Deep Purple, quando a banda teve os  álbuns seus com lançamentos mais bem sucedidos, como Rock e Machine Head, Glover, juntamente com Gillan, abandonaram a banda após a segunda turnê dos Deep Purple, no Japão, no verão de 1973.
Ao longo da década de 1970, Glover passou a produzir discos de bandas como Judas Priest, Nazareth, Elf, Ian Gillan Band, e David Coverdale.
Em 1974, Glover lançou o seu primeiro álbum solo, Butterfly Ball, e em 1978, lançou o seu segundo álbum a solo, Elements.
De 1979 a 1984, ele era o baixista, compositor e produtor da banda de Ritchie Blackmore a solo, os Rainbow, trabalhando em quatro álbuns de estúdio do grupo.
Em 1983 gravou o seu terceiro álbum solo, Mask, lançado no ano seguinte. Quando, em abril de 1984 a banda Deep Purple foi recriada, Glover voltou para a sua antiga banda, onde ele permaneceu durante as últimas duas décadas e meia.
Em 1988, Glover e o colega dos Deep Purple, Ian Gillan, gravaram um álbum, como projeto paralelo à banda, Accidentally on Purpose. Quase duas décadas depois, Glover tocou com Ian Gillan durante a breve turnê de Gillan, a solo, em 2006.
Em 2002, Glover lançou o seu quarto álbum a solo, intitulado Snapshot, sob o nome de Roger Glover & The Guilty Party. O álbum contou com performances de Randall Bramblett (com quem compartilhou os créditos de várias faixas), bem como a filha de Glover, Gillian.
Em 2011, Glover lançou seu quinto álbum solo, If Life Was Easy, que contou com participações especiais de Dan McCafferty, dos Nazareth, e Pete Agnew, bem como Gallay Walther e Daniel "Sahaj" Ticotin. 



Sem comentários: