sábado, novembro 23, 2013

Carlinhos Brown - 51 anos

Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro.

O seu nome artístico consta ser uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, ídolos do funk e da soul music. Foi iniciado na música através de Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô. Os seus primeiros instrumentos, que marcariam toda sua carreira e estilo musical, foram os de percussão, com aprendizagem e desenvolvimento das células rítmicas provenientes dos terreiros de candomblé.
Em 1979, tocou na banda de rock Mar Revolto, na sua primeira gravação profissional. Carlinhos tornou-se um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 1980. Em 1984 tocou na banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas. Foi um dos criadores do samba-reggae e, em 1989, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro. Nesta participação, a sua composição "Meia Lua Inteira" fez muito sucesso no Brasil e no exterior. Ainda em 1985 a música “Visão de Cíclope”, composição de Carlinhos Brown em parceria com Luiz Caldas e Jeferson, tornou-se um dos sucessos mais tocados nas estações de rádio de Salvador.
Em seguida, surgiram “Remexer”, “O Coco” e “É Difícil”, composições suas interpretadas por outros artistas, que lhe renderam o troféu Caymmi, um dos mais importantes da música baiana. Participou também de turnês mundiais com João Gilberto, Djavan e João Bosco.
Na década de 1990, projetou-se nacional e internacionalmente como líder do grupo Timbalada. Este grupo reuniu mais de cem percussionistas e cantores, chamados de "timbaleiros", a maioria jovens pobres do bairro do Candeal, onde nasceu o compositor. Atualmente, não toca mais regularmente com esta banda, mas Brown continua a ser o mentor e produtor do grupo, em todos os catorze álbuns que a banda lançou até hoje. Em 1993, o álbum homónimo na banda foi indicado pela revista Billboard como "o melhor CD produzido na América Latina".
Em 2001, teve uma participação muito polémica no Rock in Rio, quando foi alvo de garrafadas, pedradas e insultos. O incidente ocorreu pelo facto de ele ter seu show programado justamente no "Dia do Rock", que reuniu Guns N' Roses, Ira! e Ultraje a Rigor, Oasis, entre outras bandas. Mesmo depois de levantar uma pequena bandeira que um espectador lhe deu - onde lia-se "Paz no Mundo" - e dito frases como "eu sou do amor", "eu só jogo amor", a chuva de garrafas e o apredejamento não cessou até o artista e sua banda serem expulsos do palco. Acontecimento semelhante ao infeliz episódio protagonizado por Lobão, o qual, em circunstâncias parecidas, foi também alvo de garrafas atiradas pelo público.
Após o sucesso da Timbalada, começou a sua carreira a solo oficial, em 1996, com o lançamento do disco "Alfagamabetizado". Recentemente, o álbum entrou para a lista do livro "1001 discos para ouvir antes de morrer", que reúne opiniões de noventa críticos reconhecidos internacionalmente.
Com Marisa Monte e com Arnaldo Antunes, lançou em 2002 o projeto Tribalistas. O trabalho coletivo lançou CD e DVD, arrebatou prémios e alcançou a marca de mais de 1 000 000 de discos vendidos.
Desde o lançamento de seu primeiro CD a solo, Brown contabiliza cinco trabalhos, sendo o mais recente lançado em 2007. Intitulado “A Gente Ainda Não Sonhou”, o disco é totalmente produzido e quase todo tocado por Brown. Atualmente, o músico divide-se entre a carreira internacional, que tem uma base sólida principalmente na Europa, os seus projetos sociais no bairro do Candeal Pequeno, em Salvador, além dos projetos culturais, shows, produção de discos e bandas sonoras para espetáculos de dança e filmes, entre outras produções.
Recentemente, lançou o single Earth Mother Water: um apelo para a preservação do planeta. O videoclipe da música foi dirigido por Gualter Pupo e Valter Kubrusly e faz parte de manifestações contra o consumo irresponsável dos recursos naturais.
Em 2012, passa a ser jurado do programa The Voice Brasil, ao lado de Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos.




O Aroma da Vida - Carlinhos Brown

O aroma da vida
Gangorra em palmeiras
A lã que leva a Canaã

Munidos de água fresca
Quem te mandou dourou
Ali na duna semeia
Como notícia lhe citar
Para cada sol cavar seiva

Bangalô cor de giz nos diz
Que a lua mão tão firme e forte loa
Loa o aroma amor

Embalança pingos
Cumpre
Seu valor surtindo sorte loa

Loa o aroma amor

O aroma da vida
Nos traz nos vai
Gangorra em palmeiras
Alegra a jornada
A lã que leva a Canaã
José e Simão
Munidos de água fresca
Nos ata ao amor
Quem te mandou dourou
Jerushalom
Ali na duna semeia
O harmagedon
Como notícia lhe citar
No alto alcoran
Para cada sol cavar seiva
Deus vem em uma mãe






Baila, bailé
 

I wanna wanna your kiss
I wanna wanna take it easy survive
I wanna wanna survive
I wanna wanna survive

Sem comentários: