quinta-feira, julho 18, 2013

Daron Malakian faz hoje 38 anos

Daron Malakian (Los Angeles, 18 de julho de 1975), é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical arménio-americano. Ele é mais conhecido como guitarrista, compositor e vocalista da banda de System of a Down e, ainda, como o vocalista, compositor, teclista, baixista e guitarrista de estúdio da banda de Scars on Broadway, além de vocalista e guitarrista solo ao vivo. Como o resto dos membros do System of a Down, é de ascendência arménia, porém é o único membro a realmente ter nascido nos Estados Unidos. Foi apontado como o 30º numa lista dos 100 maiores guitarristas de Hard Rock de todos os tempos.
Em uma entrevista à Guitar World, Daron declarou que a gravação do álbum dos Scars on Broadway foi semelhante ao álbum duplo Mezmerize/Hypnotize, uma vez que neste álbum dos System of a Down ele já gravava o baixo e o teclado em algumas faixas, além de, como já era sabido, cantar com mais frequência. É interessante o facto que Daron nunca gravou a bateria, sendo este o seu instrumento favorito, no qual que ele diz não ser tão bom. Contudo, segundo o próprio, uma das primeiras coisas em que ele pensa ao compor uma música, é na bateria. Daron aparece na lista de melhores guitarristas de Hard Rock do site Digital Dream Door.

Malakian nasceu na Califórnia, filho único de um pai arménio Vartan Malakian (nascido no Iraque) e uma mãe também arménia, Azniv Malakian, nascida no Irão.
Desde muito cedo, Malakian mostrou interesse no heavy metal: aos 4 anos um primo afastado mostrou-lhe uma gravação dos Kiss e ele adorou. Malakian começou então a ouvir Van Halen, Iron Maiden, Judas Priest, Motörhead, Ozzy Osbourne e White Zombie.
Em sua infância, ele também tornou-se adepto da equipe de hóquei LA Kings Hockey Team.
Daron sempre quis tocar bateria, mas seus pais alegavam que a bateria fazia muito barulho ("A bateria você não pode desligar, mas a guitarra sim!")
Quando era adolescente ouvia Slayer, Venom, Metallica, Pantera, Sepultura e Cannibal Corpse. Por volta dos 17 anos começou a interessar-se pela música dos The Beatles e de Peter, Paul and Mary, que o influenciaram como compositor.
Assim como Serj Tankian e Shavo Odadjian, Malakian frequentou a Rose & Alex Pilibos Armenian School.
Daron é hiperactivo, por isso suas atitudes no palco são exuberantes e impacientes, o que o deixam mais chamativo e geralmente atrai com isso mais fãs.

Daron e Serj Tankian conheceram-se em 1992, na escola onde estudavam, em Hollywood. Tankian era teclista de uma banda e Malakian era vocalista de outra banda. Eles formaram uma banda chamada Soil, e mais tarde, conheceram Shavo Odadjian.
A estes três juntou-se Andy Khachaturian na bateria, mas depois de John Dolmayan ter substituído Khachaturian, devido a uma lesão na mão, Tankian, Malakian e Odadjian decidiram que Dolmayan se adequava melhor ao som da banda.
O nome da sua banda, System of a Down, tem origem de um poema que Malakian escreveu, chamado Victims of the Down.

Malakian co-produziu todos os álbuns do System of a Down em parceria com Rick Rubin. Produziu também os álbuns das bandas The Ambulance e Bad Acid Trip.
Em 2003 Daron abriu a sua própria gravadora, a EatUrMusic, sendo a banda Amen a primeira a assinar por esta. O selo está inactivo e a sua situação actual é desconhecida.
Malakian e Dolmayan têm uma banda chamada Scars on Broadway e o primeiro álbum foi lançado no dia 28 de julho de 2008. A banda entrou em hiato no ano da sua estreia nos palcos, (2008), e só se reuniu novamente, para dois shows, em 2010.
Em 2010 Daron colaborou com o mais recente álbum do grupo de rap Cypress Hill, Rise Up, tocando bateria e produzindo a música Trouble Seeker.
Recentemente Daron foi convidado por Jacob Armen para fazer uma participação especial no seu novo álbum, When Drums Conduct, na faixa Rome. Voz, letra, guitarra, teclado e efeitos sonoros são da autoria do Daron.
Em 2012 John Dolmayan havia declarado em uma entrevista que ele não estava mais ligado aos Scars on Broadway, sendo substituído por um baterista chamado Jules Pampena. Jules era baterista da banda Curious Case, um dos projetos paralelos de Dominic Cifarelli, baixista dos Scars. Todas as baterias do novo álbum, que deve ser lançado muito em breve, foram gravadas por Daron Malakian, que por sua vez, também gravou boa parte dos outros instrumentos.




Sem comentários: