terça-feira, junho 11, 2013

Sixto Sugar Man Rodríguez fez hoje 71 anos

Sixto Díaz Rodríguez (também conhecido como Rodríguez ou como Jesús Rodríguez; 10 de julho de 1942) é um músico folk mexicano americano nascido em Detroit, Michigan. Sua carreira inicialmente teve vida curta, com dois álbuns pouco vendidos no início de 1970 e uma breve turnê na Austrália. Sem que ele soubesse, no entanto, a sua obra tornou-se extremamente bem sucedida e influente na África do Sul, embora tenham existido, erroneamente, rumores no país que ele havia cometido suicídio.
Na década de 1990, fãs sul-africanos determinados conseguiram o contactá-lo, o que levou a um inesperado renascimento de sua carreira musical. A sua história é contada no documentário Searching for Sugar Man, vencedor do Óscar de melhor documentário de longa-metragem de 2012, que também ajudou a dar a Rodríguez uma nova oportunidade no mundo musical.

Rodríguez nasceu em Detroit, Michigan. Ele foi chamado de Sixto porque ele era o sexto filho de sua família. Os pais de Rodríguez eram da classe trabalhadora: o seu pai era um imigrante que tinha vindo para os Estados Unidos do México na década de 1920 e a sua mãe era descendente mista de nativos americanos e europeus. Na maioria de suas canções, ele assume uma postura política sobre as crueldades de frente ao pobre centro da cidade.
Rodriguez fez um bacharelato em Filosofia no Monteith College da Wayne State University, em 1981.

Sem comentários: