sábado, junho 01, 2013

Ron Wood, dos Rolling Stones, faz hoje 66 anos

Ronald David "Ronnie" Wood (Londres, 1 de junho de 1947) é um guitarrista de rock and roll britânico, mais conhecido como ex-integrante dos The Faces e integrante, atualmente, dos Rolling Stones.

Wood começou sua carreira em 1964 com os The Birds. No final dos anos 60 ele passou a ser integrante da banda The Creation entrando depois para o Jeff Beck Group com o vocalista Rod Stewart. O grupo desapareceu após o lançamento do álbum Beck-Ola, em 1969.
Com Rod Stewart, Ron entrou para os The Small Faces, e pouco depois o grupo mudou o nome para The Faces. Embora tenham ficado conhecidos nos Estados Unidos como a banda de apoio de Stewart, os Faces eram bem mais famosos no Reino Unido, rivalizando com os Rolling Stones em popularidade.
Durante os anos 70 Wood lançou alguns discos a solo, incluindo um em parceria com Ronnie Lane, também ex-integrante dos The Faces, chamado Mahoney's Last Stand (1976).
Depois de Mick Taylor deixar os Rolling Stones em 1974, Wood substituiu-o na guitarra a tempo de completar a gravação de Black and Blue, lançado em 1976, álbum que o tornaria um integrante legítimo da banda. Durante os anos 80 Wood continuou com os Rolling Stones, enquanto pintava e seguia com a sua carreira a solo, tocando com artistas como David Bowie, Eric Clapton e Aretha Franklin.
Em 1993 ele e Rod Stewart gravaram um acústico na MTV, que resultou num álbum de enorme sucesso. Depois de uma intensa turnê promovida por Stewart nos EUA em 2004, a dupla anunciou planos de gravar um álbum chamado I'll Strut, You'll Sing, que não foi concluído devido aos constantes compromissos de Wood com o Rolling Stones.
Em 11 de junho de 2008 foi anunciado que Wood e os demais integrantes do Faces planeavam uma nova reunião do grupo.


Sem comentários: