sábado, junho 08, 2013

O músico brasileiro Seu Jorge faz hoje 43 anos

Seu Jorge, nome artístico de Jorge Mário da Silva (São Gonçalo, 8 de junho de 1970) é um ator, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro de MPB, de samba e soul.

Primogénito de quatro filhos,os seus irmãos são Charles, Vitório e Rogério. Seu Jorge teve uma infância dura, mas tranquila, no bairro Gogó da Ema, em Belford Roxo. Começou a trabalhar com dez anos de idade em uma borracharia, primeira de várias ocupações, como contínuo, marceneiro e descascador de batatas num bar. Serviu no Exército Brasileiro em 1989-1990, no Rio de Janeiro, no Depósito Central de Armamento - DCArmt, onde fez curso de corneteiro militar no 2º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola (Regimento AVAÍ), mas não se adaptou à vida militar, sendo licenciado em janeiro de 1990.
As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas, acompanhando o pai e os irmãos em bailes funks e bailes charmes da periferia, e cedo começou a profissionalizar-se, cantando na noite. Foi aí que a morte de seu irmão Vitório, em uma chacina, levou a família à desestruturação, e Seu Jorge acabou tornando-se sem abrigo durante cerca de três anos. A mudança na sua vida deu-se quando o clarinetista Paulo Moura o convidou para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou participando em mais de 20 espetáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e ator.
Participou da formação da banda Farofa Carioca, que lançou seu primeiro CD em 1998 com uma mistura dos ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge tem sua carreira engrenada e passa a participar de vários projetos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turnê da banda brasileira Planet Hemp, em 2000.
Participou também em diversos filmes na sua carreira, como Cidade de Deus, The life Aquatic, Tropa de Elite 2, The escapist, entre outros. Seu Jorge é sobrinho de Jovelina Pérola Negra e primo do sambista Dudu Nobre. Ganhou a alcunha do amigo Marcelo Yuka. Em 2012 participou da Cerimónia de Encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, durante o segmento carioca. Cantou as músicas Nem Vem Que Não Tem, de Wilson Simonal e Aquele Abraço, de Gilberto Gil.

Sem comentários: