quarta-feira, junho 26, 2013

O astrónomo Charles Messier nasceu há 283 anos

Charles Joseph Messier (Badonviller, 26 de junho de 1730Paris, 12 de abril de 1817) foi um astrónomo francês, conhecido pela compilação e publicação, com a co-autoria de Pierre Méchain, de seu catálogo de objetos de céu profundo, uma lista de 110 objetos astronómicos como nebulosas, aglomerados estelares e galáxias que vieram a ser conhecidos como os "objetos Messier". Pretendia, com a publicação do catálogo, auxiliar a si mesmo e outros astrónomos e observadores em sua atividade astronômica principal durante sua carreira, a investigação de cometas, listando todos os objetos que pôde identificar e que poderiam ser facilmente confundidos com cometas em trânsito, mas que, na realidade, tinham naturezas completamente diferentes e eram fixos no céu noturno. Contudo, Messier, sem intenção, catalogou alguns dos astros mais interessantes para a atual astronomia amadora.
Tornou-se um observador do céu ao trabalhar para Joseph-Nicolas Delisle em seu observatório em Paris, aos 21 anos. Foi o primeiro astrónomo a dedicar-se quase exclusivamente à procura de cometas e, enquanto aguardava o retorno do cometa Halley, deparou-se com um falso positivo ao confundir uma nebulosa com o cometa. Para evitar novos enganos, começou a compilar os objetos fixos no céu profundo que poderiam ser facilmente confundidos com um cometa, objeto difuso e de fraco brilho. De 1758 a 1782, com a ajuda de Pierre Méchain após 1774, compilou 107 objetos entre nebulosas, aglomerados estelares e galáxias. Três objetos adicionais foram mais tarde adicionados ao catálogo, após a morte de Messier, completando 110 objetos ao todo.
Contudo, foi bem-sucedido em sua principal atividade astronómica, a descoberta e acompanhamento de cometas, Descobriu vinte ao todo, treze descobertos originalmente por ele e outras 7 co-descobertas independentes. Também foi membro de várias academias científicas espalhadas pela Europa, sendo membro estrangeiro da Royal Society e membro efetivo da Académie des Sciences. Em 1806, recebeu de Napoleão Bonaparte a Ordem Nacional da Legião de Honra e dedicou ao imperador francês o Grande Cometa de 1769, considerado "o último cometa astrologicamente apresentado ao público por um astrónomo ortodoxo".

Nebulosa do Caranguejo - M1 ou Messier 1

2 comentários:

Tá na laethanta saoire thart-Cruáil an tsaoil disse...

bolas deves ter umas 4 horas de aulas por septimana
pá e inda te queixas du salaire

tempo livre bué meu

Tome Nota: O seu comentário aguarda moderação.

Fernando Oliveira Martins hiperligação permanente
26 Junho, 2013 22:57

Portela Menos 1: eu até (deve-se escrever ESTOu ou estava ou estarei) divertido

eu até divertido?

que esta gente animais atrasados ou idiotes gregos ou taxistes era mais ….enfim és aparentemente um profe com umas 10 horas lectivas logo deverias ser inventivo

olhe para o que eu faço, veja o meu Facebook, tens facebook? praquê? encontrares os tipos que andaram a fazer o mesmo que o pinho dizia que faziam ao bernardino?

os meus Blogues e Sites tens assim tantos bolas adesculpa afinal és um maníaco

– assim podem perceber melhor o que faz um professor Passa a vida na internete

pois geralmente os maus profes fazem isso nem deslargam pra beber o café

maldite socras que meteu netas e internetas em tutti sala

e como o faz. muito mal

Eu venho aqui tu não vens aqui

estás sentado deitado ou a fazer luta livre

aqui não existe

para me rir, ou seja és um sádico

nos intervalos de trabalho de Escola que estou a fazer bolas pelo controlher estiveste na html pagina esta 48 vezes desde que sai

que intervalos pá

(estou a preparar uma observação astronómica este sábado, no Castelo de Leiria, organizado por uma deputada de Leiria, dá-se com de puta das…..

ai tem mãe de leiria qué cega

e ao mesmo tempo estou a trabalhar na Ata do último Conselho Geral ou seja se for como escreves o resto são 6 páginas para 14 dias de travalho?

e na Avaliação de Projectos meus de Escola auto-avaliação? baril meu

e uma candidatura a um Projeto de Escola de poupança de energia

nota-se a poupança de energia que fazes

gásta-la em lugares birtuais….

e é isto um profe do 520

sinxeramente ó messier 482

Tá na laethanta saoire thart-Cruáil an tsaoil disse...

pronto pronto és um maníaco

num mates o puto ok....


fernandomartins
Rating: 1553


Wins: 177 (56%)
Losses: 130 (40%)
Draws: 12 (4%)


» My chess stats
» Challenge me!
e com necessidades sexuais por preencher

aparentemente....

ri-te diste

a com sulta sunt 6 bit cons

pauvre com

Prove que não é um robô

lierfun confinement

lier fun com fine ment?

num sei mas num deves ser tu pá

bye