sábado, junho 08, 2013

Mick Hucknall, o vocalista dos Simply Red, faz hoje 53 anos

Michael James Hucknall (Denton, 8 de junho de 1960), conhecido como Mick Hucknall, é vocalista e foi o principal membro e compositor da banda Simply Red.

Mick Hucknall nasceu em Denton, Lancashire, Reino Unido, a 8 de junho de 1960, único filho de Reginald Hucknall (1935-2009), e de Maurren Hucknall. Estudou na Audenshaw School, em Audenshaw, próximo de Manchester. Quando Mick tinha 3 anos, a sua mãe, Maureen, abandona a família e Mick foi criado sozinho pelo pai, que era proprietário de uma barbearia em Stockport, nos arredores de Manchester. Reencontrou a mãe poucas vezes depois disso: em 1990, em Dallas, Texas, onde ela vivia e 18 anos depois, mais uma vez chamando a atenção dos media. Mick tem uma filha, Romy True Hucknall, nascida em 14 de junho de 2007, da sua companheira Gabriella Wesberry. Hucknall e Wesberry casaram a 25 de maio de 2010, no Castelo Forter, do século XVI, em Glenisla, Perthshire, Escócia. Ele passa uma considerável quantidade de tempo na Irlanda, onde ele comprou uma propriedade (Glenmore Estate), no condado de Donegal. O seu nome artístico surgiu de um mal entendido. Quando questionado pelo apresentador de um show sobre o seu nome, Hucknall disse "Vermelho (Red)". Devido ao alto barulho, o apresentador voltou a perguntar seu nome, e Hucknall gritou "Apenas Vermelho (Simply Red)". O apresentador entendeu mal e anunciou "Simply Red".

Mick começou a carreira como DJ e o seu primeiro contato com o meio artístico foi através do cenário inglês dos anos 70 do punk, com a banda Frantic Elevators. quando surgiriam bandas como os Sex Pistols e Joy Division. O seu sucesso veio, no entanto, com o grupo Simply Red, através do qual conseguiram o primeiro grande hit, que foi "Holding Back the Years". Atualmente, além da música, Mick também produz vinho tinto em Itália, chamado "Il Cantante" (O cantor) e é um dos donos do restaurante Man Ray, em Paris, conjuntamente com Johnny Depp, John Malkovich e Sean Penn. É reconhecido ainda como grande fã e sócio colaborativo da equipa inglesa de futebol Manchester United. Mick é ainda proprietário do selo simplyred.com e um dos fundadores do selo de reggae Blood and Fire.
Em 2008, lançou um álbum a solo, Tribute to Bobby, que foi o primeiro da sua carreira a solo, com a descontinuidade dos Simply Red no final de 2010, após 26 anos de consecutivos sucessos.
Em 2012, lançou o segundo álbum a solo, uma compilação dos seus temas soul favoritos, com o titulo American Soul.


Sem comentários: