quarta-feira, junho 19, 2013

Chico Buarque - 69 anos

Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido por Chico Buarque ou Chico Buarque de Hollanda, (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da MPB. A sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos a solo, em parceira com outros músicos e compactos.
Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou a sua carreira como escritor em 1962, quando escreveu o seu primeiro conto, aos 18 anos, ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou o seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. Socialista declarado, auto-exilou-se em Itália em 1969, devido à crescente repressão da regime militar do Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prémios Jabuti: o de melhor romance em 1992, com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.
Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa. Chico é irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Ao contrário da crença popular, Aurélio Buarque era apenas um primo distante do pai de Chico.
Em 2 de dezembro de 2012, foi confirmado por Miguel Faria, um documentário, do qual apresentará um show de Chico, organizado para a produção, mesclado com depoimentos dele e de outros nomes da música brasileira , além de encenações com personagens das canções mais famosas do artista.
 
 






Sem comentários: