sexta-feira, maio 17, 2013

Enya - 52 anos

Eithne Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. O seu nome é, por vezes, apresentado nos media como Enya Brennan. Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado em seu irlandês nativo.
Ela começou a sua carreira musical em 1980 e juntou-se rapidamente à banda Clannad, da sua família, antes de sair para prosseguir com a sua carreira a solo. Através de seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, obteve reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida pelo seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.
Ela continuou fazendo sucesso constante durante os anos 90 e 2000. O seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista a solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 75 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante a sua carreira até esta data. Enya é uma das artistas femininas que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de cópias no país. Em 2005, lançou o bem recebido disco Amarantine, cantando algumas músicas na língua Loxian, desenvolvida pelo casal Ryan. Em 2008, lançou o disco And Winter Came, cujos temas principais são o Natal e o Inverno. Enya é uma das músicas mais talentosas e originais da atualidade, preferindo o sucesso musical à mera fama. Disse numa entrevista: "Eu gosto de ter uma vida com privacidade. É muito importante para a minha música, eu penso que a razão porque consigo ter uma vida privada, é porque a música é maior do que eu. Alguns artistas são maiores que a música".


Sem comentários: