sexta-feira, abril 19, 2013

Há 18 anos um atentado matou 168 pessoas em Oklahoma City


O edifício Alfred P. Murrah, dois dias depois do atentado


O Atentado de Oklahoma City, foi um ataque terrorista perpetrado pelo americano Timothy McVeigh, em 19 de abril de 1995 em Oklahoma City, que teve como alvo o Edifício Federal Alfred P. Murrah. Foram mortos 168 pessoas e houve mais de 500 feridos. Foi o maior atentado nos Estados Unidos desde a explosão em 1993 de outro carro-bomba, no World Trade Center, em Nova York. Desde então passou a ser considerado o maior realizado, até aos ataques de 11 de Setembro de 2001, o pior ocorrido em solo americano.
Diversos fatores externos influíram em McVeigh para que usasse camião bomba em frente ao antes citado edifício. Entre eles cabe mencionar a tragédia de Ruby Ridge (1992) e o massacre de membros do Ramo Davidiano em Waco, no Texas (1993), conhecido como o Cerco de Waco.
A explosão destruiu completamente a fachada e muitos pisos do edifício, no entanto, não conseguiu derrubá-lo em sua totalidade. A bomba utilizada no atentado foi fabricada por McVeigh e Terry Nichols.
 
Às 09.02 horas de quarta-feira, dia 19 de abril de 1995, na rua em frente ao edifício federal Alfred P. Murrah, McVeigh estacionou um camião Ryder que continha cerca de 2.300 kg de explosivos caseiros. A bomba era composta de nitrato amónico misturado com combustível, e nitrometano, um combustível altamente volátil; a esta mistura é conhecida como ANFO (por suas siglas em inglês: amonium nitrate, fuel oil). Os efeitos da explosão foram sentidos até Puente Creek, a uma distância de cerca de 50 km.
Noventa minutos depois da explosão, Timothy McVeigh, um veterano da Guerra do Golfo, foi preso enquanto viajava para norte de Oklahoma City por conduzir um veículo sem matrícula de circulação, e foi associado ao atentado.
 

Sem comentários: