segunda-feira, outubro 22, 2012

E os professores bambos lá do sítio ficam cá fora...?!?

Tragédia causou a morte a mais de 300 pessoas
Seis anos de prisão por não terem previsto sismo

O sismo destruiu edifícios e monumentos históricos e causou a morte a mais de 300 pessoas na cidade de L'Aquila

Seis cientistas italianos e um ex-responsável governamental, acusados de subestimar os riscos antes do mortífero sismo de L’Aquila, em 2009, foram esta segunda-feira condenados a seis anos de prisão por homicídio por negligência.

No final de setembro, a procuradoria tinha pedido quatro anos de cadeia para a comissão italiana de “grandes riscos”, que, se reuniu a 31 de março de 2009, apenas seis dias antes do sismo que vitimou mais de 300 pessoas.
A Justiça considerou que os acusados não informaram a população do risco que corria de modo a tomar medidas de precaução.
Entre os sete acusados estão grandes figuras da ciência em Itália, como o professor Enzo Boschi, que até há pouco tempo presidiu ao Instituto Nacional de Geofísica, e o professor de Física Claudio Eva.
Mais de 400 sismos abalaram a região durante quatro meses, mas as autoridades não tomaram medidas específicas para alertar a população.

in CM - ler notícia

NOTA: há algo de estranho nesta notícia e nesta sentença - pois não se pode (ainda...) prever sismos. Se foi por outro motivo, seria preciso que o clarificassem na notícia, pois quem prevê sismos são os astrólogos e outros charlatães (e quando erram não vão para a prisão).



Sem comentários: