quarta-feira, julho 04, 2012

Hoje a Terra está no ponto mais afastado do Sol da sua órbita

Do latim, "aphelium" (derivado do latim "apos", que quer dizer longínquo), é o ponto de órbita em que um planeta, ou planetóide, está mais afastado do Sol, ou da estrela do seu sistema planetário. As órbitas de todos os planetas são sempre elípticas, tendo sempre um ponto mais afastado (afélio) e um ponto mais próximo (periélio).
A distância entre a Terra e o Sol no afélio é de aproximadamente 152,1 milhões de quilómetros. Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita. 


NOTA: hoje, às 03.00 horas, a Terra estava no ponto mais afastado do Sol da sua órbita, girando em torno da estrela do seu sistema à mínima velocidade, de acordo com a 2ª Lei de Kepler. Aproveitamos tal facto para recordar que as estações não têm nada a ver com a distância da Terra ao Sol (de outro modo estaríamos agora no inverno...) e sim com com o facto do eixo de rotação da Terra ser inclinado em relação ao plano orbital; assim, em qualquer momento, uma parte do planeta estará mais diretamente exposta aos raios do Sol do que outra. Finalmente, recordemos que, a partir desta altura, começa a circular o e-mail do Marte gigante de 27 de agosto, que é um hoax típico da silly season e que aproveitamos para dizer, desde já, que não é verdade (mais pormenores aqui).

Sem comentários: