segunda-feira, julho 16, 2012

Clara de Assis nasceu há 818 anos

Representação num afresco de Santa Clara por Simone Martini (13121320), na Basílica de São Francisco, Assis, Itália

Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.
Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco. Escritos muitos anos após a morte de ambos, é difícil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.

in Wikipédia

 

 
Audite, poverelle

Audite, poverelle, dal Signor vocate,
ke de multe parte et provincie sete adunate:

Vivate sempre en veritate,
ke en obedientia moriate.

Non guardate a la vita de fora,
ka quella dello spirito è miglora.

Io ve prego per grand'amore,
k'aiate discrecione dele lemosene
ke ve da el Segnor.

Quelle ke sunt adgravate de infirmitate
et l'altre ke per lor suò' adfatigate
tute quante lo sostengate en pace,
ka multo vederì' cara questa faiga,

ka cascuna serà regina en celo coronata
cum la vergene Maria.

NOTA: tradução, do dialeto umbro para português moderno, deste belo poema do Irmão Francisco para a Irmã Clara e as suas irmãs: 

Ouvi, pobrezinhas
Ouvi, pobrezinhas, pelo Senhor chamadas, 
que de muitas partes e províncias fostes congregadas:

Vivei sempre na verdade, 
para morrerdes na obediência.
Não olheis a vida de fora, 
porque a do espírito é melhor.

 Eu vos peço, pelo grande amor, 
que tenhais discrição nas esmolas 
que o Senhor vos dá. 

As que estão por doença agravadas 
e as outras que por elas estão fatigadas,
umas e outras suportai-o em paz, 
pois havereis de vender bem caro essa fadiga,

porque cada uma será rainha no céu coroada 
com a Virgem Maria. 

Sem comentários: