sábado, julho 21, 2012

Adeus José Hermano Saraiva

Morreu o historiador José Hermano Saraiva

O historiador nasceu em Leiria, a 3 de outubro de 1919 (Foto: Pedro Cunha)

José Hermano Saraiva morreu esta sexta-feira de manhã aos 92 anos, confirmou o produtor dos programas televisivos do historiador, José António Crespo.

O assistente do produtor dos programas da Videofono feitos por José Hermano Saraiva, "História Essencial de Portugal" e "A Alma e a Gente", adiantou à Lusa que o historiador morreu em casa, em Palmela, distrito de Setúbal.

Nascido em Leiria, a 3 de outubro de 1919, começou os seus estudos na cidade natal. Ingressou mais tarde na Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico-Filosóficas, em 1941, e em Ciências Jurídicas, em 1942.

Começou a sua carreira como professor, acrescentando depois ao seu currículo a advocacia. Entrada depois na política durante o Estado Novo, tendo em 1957 sido deputado à Assembleia Nacional e procurador às cortes. Ainda antes do 25 de Abril assumiu os cargos de procurador à Câmara Corporativa e ministro da Educação, entre 1968 e 1970, cargo no qual foi substituído por Veiga Simão após a crise académica de 1969. Em 1972 passaria a a ser o embaixador de Portugal em Brasília.

Depois do cargo diplomático, José Hermano Saraiva iniciou uma colaboração com a RTP em 1971 que se manteve até hoje. Primeiro com “Horizontes da Memória”, depois com “Gente de Paz”, “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo Apagou” e “A Alma e a Gente”.

Um dos seus livros mais conhecidos é a “História concisa de Portugal”, já na 25.ª edição, com um total de cerca de 180 mil exemplares vendidos. Editado pela primeira vez em 1978, este título foi já traduzido em espanhol, italiano, alemão, búlgaro e chinês.

José Hermano Saraiva dirigiu também uma outra História de Portugal em seis volumes, publicada em 1981 pelas Edições Alfa. Na área da História, José Hermano Saraiva publicou perto de 20 títulos, entre eles “Uma carta do Infante D. Henrique”, “O tempo e alma”, “Portugal - Os últimos 100 anos”, “Vida ignorada de Camões” ou “Ditos portugueses dignos de memória”.

O historiador foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho, a Comenda da Ordem de N.ª S.ª da Conceição de Vila Viçosa e a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco (Brasil).

Ficou no 26º lugar no concurso da RTP os "Cem Grandes Portugueses", ganho por António Oliveira Salazar.


Vídeo sobre José Hermano Saraiva para o programa da RTP "Os Grandes Portugueses", no qual o historiador ficou classificado em 26.º




José Hermano Saraiva discorre sobre a "História essencial" de Portugal - este é o primeiro tomo do programa

in Público - ler notícia

NOTA: não gostando da ação política deste Senhor (recordemos apenas que, por causa da crise académica de 1969, há, na FCTUC, um espaço, nas Matemáticas, chamada de sala 17 de Abril de 1969) há que lembrar o comunicador fantástico que era, mesmo que não se concordasse com tudo o que se dizia. Paz à sua alma...

Sem comentários: