segunda-feira, maio 07, 2012

O Lusitania foi torpedeado há 97 anos

O RMS Lusitania foi um navio da Cunard Line, lançado em 1906. Seu nome é uma homenagem à Lusitânia, região romana que deu origem a Portugal.
Foi construído, juntamente com o RMS Mauretania, para competir com outros navios transatlânticos alemães. O Lusitania e o Mauretania foram, por alguns anos após o término de sua construção, os maiores navios do mundo., sendo superados apenas, em 1910, pelo RMS Olympic navio da White Star Line. O Olympic fazia parte dos navios da Classe Olympic ou seja, era igual a seus irmãos RMS Titanic e HMHS Britannic. Sua viagem inicial, Liverpool - Nova Iorque, iniciou-se em 7 de setembro de 1907.
O Lusitania foi torpedeado por um submarino alemão, em 7 de maio de 1915, na Primeira Guerra Mundial, afundou e deixando quase 1200 mortos. Este facto provocou grande consternação na opinião pública dos Estados Unidos, que eram à data uma nação neutral no conflito, e de onde era originária a maior parte dos passageiros, o que desencadeou um processo que veio a culminar dois anos mais tarde na entrada dos EUA na guerra, após a descodificação do Telegrama Zimmermann.

O Lusitania saiu de Nova York no dia 1 de maio de 1915, com destino a Liverpool. No dia 6, quinta feira o comandante foi informado de que havia submarinos alemães no local. No dia 7, sexta-feira, dia do naufrágio, por volta das 14.10 horas o Lusitania foi atingido por um torpedo no seu lado de estibordo (lado direito do navio). O navio possuía botes para todos os passageiros, mas como os marinheiros se esqueceram de parar o navio, pois a sala das caldeiras estava sendo inundada, por causa disso muitas pessoas morreram pois muitos botes não foram lançados. O Lusitania afundou-se em apenas 18 minutos, ou seja por volta de 14.28 horas.

Sem comentários: