sábado, maio 12, 2012

Billy Duffy, guitarrista da banda britânica The Cult, faz hoje 51 anos

Billy Duffy (nascido William Henry Duffy, 12 de maio de 1961, Hulme, Manchester) é um guitarrista e compositor inglês, mais conhecido por ser membro integrante da banda britânica The Cult.

Duffy cresceu em Manchester, onde começou a tocar viola aos catorze anos de idade. Duffy começou sua carreira tocando em diferentes bandas punk de no final de 1970, mas estes anos anteriores foram mais notáveis ​​por ter introduzido Johnny Marr (The Smiths) para a guitarra e incentivando Morrissey para fazer sua estreia cantando com Duffy, em The Nosebleeds.
Quando o movimento punk rock inicial (liderada pelos Sex Pistols) morreu, Duffy acabou por ficar como guitarrista dos Theatre Of Hate. Finalmente encontrou Ian Astbury (vocalista da banda Southern Death Cult, de gothic rock), que ficou impressionado com a perícia de Duffy e abandonou Southern Death Cult para iniciar uma nova banda com ele. Juntos, eles exploraram o sucesso do Southern Death Cult, chamando-se Death Cult. Após o alarde inicial e um par de singles, Duffy, após uma viagem a Nova York, convenceu Astbury a encurtar o nome da banda para The Cult, em 1984.
A estreia de The Cult, o single "Spiritwalker", Duffy começou a criar um som característico com uma escolha pouco frequente de guitarra, uma Gretsch White Falcon dos meados dos anos 70.

Duffy ajudou a mudar o som de The Cult para metal-blues para seu terceiro álbum, "Electric" de 1987, o crédito para que essa alteração fosse possível foi para o produtor e fã de AC/DC, Rick Rubin. Fresco ainda pelo seu trabalho de produção nos Beastie Boys, no seu álbum de estreia "Licensed to Ill", Rubin deu tanto a Duffy e ao grupo The Cult uma nova direcção musical.
Duffy mudou-se para Los Angeles em 1988, com Astbury, onde ambos permanecem. Lá, os dois parceiros de escrita (com o antigo baixista Jamie Stewart) viraram-se para stadium rock e gravaram "Sonic Temple". The Cult atingiu um público maior, mainstream, mas a atenção do público não foi sustentada com o seu próximo álbum, "Ceremony", no alvorecer da era grunge.
Após a turnê Cerimonial Stomp, de 1992, Astbury e Duffy foram pressionados para regressar às suas raízes, com "The Cult". Este acabaria por levar à saída de Ian Astbury, de Duffy e do grupo The Cult, em 1995.
Durante a interrupção de Cult durante quatro anos, Duffy tocou com Mike Peters, The Alarm, num projecto chamado Coloursound.

Duffy reformula The Cult com Astbury, em 1999, que conduziu a um novo contrato de gravação com a Atlantic Records. Isso culminou com um show no Atlanta's Music Midtown Festival, em Maio de 2001, onde mais de 60 mil pessoas assistiram, levando à edição de "Beyond Good and Evil".
O single para promover o álbum, "Rise", que alcançou a posição #41 nos EUA e #2 nos Tops de rock mainstream, deixou de tocar nas rádios uma semana após o lançamento do álbum. As vendas decepcionantes, críticas e a fraca assistência na tournée que se seguiu, e novamente em 2002 Astbury deixou os The Cult, quando recebeu uma oferta para cantar com os Doors.

O grupo The Cult foi reformulada no início de 2006 com vários concertos nos EUA e na Europa. Duffy apareceu no filme de terror, Sin-Jin Smyth do director Ethan Dettenmaier, filmado em 2006, mas ainda sem lançamento.
No início de 2006, Duffy gravou um álbum de estreia com sua nova banda, Circus Diablo. O álbum foi gravado com Duffy tocando guitarra e o ex-Cult Billy Morrison como vocalista e baixista. O ex-vocalista de The Almighty, Ricky Warwick, tocou guitarra ritmo no CD. O ex-Cult, actual baterista de Velvet Revolver, Matt Sorum também tocou no disco e aparece como cortesia da RCA Records.



Sem comentários: