terça-feira, março 06, 2012

O futebolista Morais nasceu há 77 anos

(imagem daqui)

João Pedro Morais, conhecido como Morais, é um antigo futebolista português (Cascais, 6 de março de 1935 - Vila do Conde, 27 de abril de 2010). Jogava na posição de Defesa.

Carreira
Iniciou a sua carreira no Sporting de Alcabideche, tendo passado posteriormente pelo Grupo Desportivo Estoril Praia e Torreense, ingressando no Sporting Clube de Portugal em 1954.
Morais ficaria na história do futebol português ao marcar um belo golo de canto directo na finalíssima da Taça das Taças (1963-64), frente ao MTK FC, que daria ao Sporting a única Taça das Taças conquistada por um clube português. Este feito, conhecido como Cantinho do Morais daria origem à canção homónima popularizada pela cantora Maria José Valério. Deixou o Sporting em 1969, jogando ainda na África do Sul e no Rio Ave FC, clube do qual seria também treinador.

Seleção nacional
Alcançou dez internacionalizações. Fez três jogos na fase final do Mundial de 1966, realizado em Inglaterra, para o qual foi convocado apesar de não ter dado o seu contributo em qualquer dos encontros de qualificação. Estreando-se num jogo de preparação para a fase final do Campeonato do Mundo - um Escócia-Portugal (0-1), disputado a 18 de Maio de 1966, Morais foi utilizado frente à Hungria (3-1), ao Brasil (3-1) e à Coreia do Norte (5-3).
Morais deixou a sua marca no Mundial de 1966 por alegadamente ter lesionado Pelé durante o jogo Portugal 3-1 Brasil, após uma entrada com alguma violência que muitos ainda hoje não esqueceram, tendo sido agredido minutos antes à cabeçada pelo mesmo Pelé. Depois de terminado o Mundial e de assegurado o terceiro posto, Morais ainda seu o seu contributo à selecção por mais quatro vezes, três delas em jogos de qualificação para o Europeu de 1968.
Despedir-se-ia da Seleção Portuguesa de Futebol num desses encontros, o Noruega-Portugal (1-2), jogado a 8 de junho de 1967.


Sem comentários: