segunda-feira, março 19, 2012

Herman José - 58 anos

Herman José von Krippahl (Lisboa, 19 de março de 1954) é um humorista e entertainer em Portugal, de nacionalidade alemã.

Nasceu e cresceu em Lisboa, filho de pai alemão e de mãe portuguesa. Com quatro anos de idade protagonizava os filmes do pai, cineasta amador. Aos cinco anos entrou para o Kindergarten, na Deutsche Schule Lissabon (Escola Alemã de Lisboa). Teve um comportamento e resultados pouco lineares, à medida que foi tendo primeiros contactos com o teatro e a música. Estudava ainda quando comprou a sua primeira viola-baixo e através da música conheceu a vida artística.

Por volta dos dezoito anos de idade tem as primeiras aparições na televisão, numa altura em que participava no In-Clave, banda residente do programa de televisão No Tempo Em Que Você Nasceu, dirigida pelo maestro Pedro Osório. Na mesma altura a PIDE faz-lhe um ultimato - ou se naturaliza português e cumpre o serviço militar, ou terá que ir para a Alemanha, como alemão. Herman José opta pela nacionalidade alemã e prepara-se para ingressar num curso superior, em Munique.
Com o 25 de abril de 1974, acaba por permanecer em Portugal e, em Outubro desse ano, estreia-se como actor no Teatro ABC, com a peça Uma no Cravo, Outra na Ditadura. Com o empresário Sérgio de Azevedo, a peça era escrita por José Carlos Ary dos Santos, César de Oliveira e Rogério Bracinha, e integrava no seu elenco actores como Ivone Silva, José de Castro e João Lagarto. Descoberto por Nicolau Breyner, é levado por este a estrear-se como actor na televisão, em 1975. As suas participações na rábula Sr. Feliz e Sr. Contente levam os críticos a dizer, pouco depois, que Herman «metera o veterano ao bolso».
Não abandona a música e em 1977 lança Saca o Saca-Rolhas, cujas vendas alcançam o Disco de Ouro. Durante cinco anos percorre o país em espectáculos de província onde debita anedotas, canta, inventa personagens e improvisa. Em 1980 A Canção do Beijinho é novamente galardão de Ouro. Nesse mesmo ano a criação do personagem Tony Silva («O "creador" de toda música Ró'», latino-romântico de brilhantina e lantejoulas, que retratava a sociedade nas suas canções) conquista o grande público em O Passeio dos Alegres, emitido nas tardes de Domingo da RTP, com Júlio Isidro.

Em 1983, o programa O Tal Canal, permite a unanimização à volta do seu humor, num dos seus mais profícuos trabalhos. No mesmo ano leva ao Festival da Canção o tema A Cor do Teu Baton. A sua equipa regressa em Hermanias (1984), consolidando algumas das suas personagens mais marcantes, como o cronista de futebol José Estebes ou a rústica Maximiana. Eis entretanto que o seu programa seguinte, Humor de Perdição (1987), se torna polémico, após a suspensão daquela sitcom, por parte do Conselho de Administração da RTP, precisamente quando estava para ser transmitida a entrevista histórica (uma rubrica do programa) à Rainha Santa Isabel. Nesse mesmo estreia-se no cinema em O Querido Lilás, de Artur Semedo.
Paralelamente à televisão, Herman desenvolveu na década de 1980 uma intensa actividade de humorista radiofónico, primeiro na Rádio Comercial, depois na TSF e, por fim, como autor da Hermandifusão Portuguesa na Antena1, em duas edições diárias num simultâneo com a RDP Internacional, RDP África, Madeira e Açores.

Só regressa à televisão em 1990, com Casino Royal, uma mistura de noite de teatro com programa de variedades. Ainda no início da década de 1990 entrega-se à apresentação de concursos como Com a Verdade M' Enganas e Roda da Sorte , para, logo de seguida, apresentar Parabéns (1993), onde inaugura um espaço talk-show, por onde passam figuras díspares como Mário Soares, Amália Rodrigues, Roger Moore e Cher.
Em 1996 deixa o Parabéns, após a censura da rubrica Última Ceia, que juntou cem mil assinaturas num abaixo-assinado a reclamar da proibição daquela rábula. Regressa com Herman Enciclopédia (1997), com duas séries de sucesso de um humor culto e vernacular. Sobressaem novas personagens, como Diácono Remédios ou Melga e Mike (este último interpretado por José Pedro Gomes), satirizando a publicidade das televendas. Para 1998, altura em que Lisboa recebeu a Exposição Mundial (já caricaturada nas rábulas da Expo '97, no Porto), lança Herman98 e depois Herman99.

Em 2000, Herman José chega à SIC, apresentando aos domingos o talk-show HermanSIC, mantendo, contudo uma equipa de actores, constituída por Maria Rueff, Joaquim Monchique, Ana Bola, Maria Vieira, Manuel Marques, Vítor de Sousa e, durante algum tempo, Nuno Lopes. 2002 apresenta o reality show Masterplan - O Grande Mestre juntamente com Marisa Cruz e em 2005 volta aos reality shows com Senhora Dona Lady que apresentou com Sílvia Alberto, o programa foi um fracasso e só durou duas semanas. Em 2007 estreia Hora H, à semelhança de outros programas do actor está dividido em sketchs humorísticos. Apesar do fracasso, foi nomeado como Melhor Programa de Humor, no único festival da especialidade, o Festival de Humor de Monte Carlo. No dia 13 de janeiro de 2007, no programa Os Grandes Portugueses, Herman José ficou em 70º lugar na lista dos 100 maiores portugueses de sempre. No dia 1 de abril de 2007 é-lhe atribuído o seu décimo segundo Globo de Ouro, desta vez sob a ordem de Mérito e Excelência. Outros dos prémios que recebeu foi o Prémio Personalidade Masculina Portuguesa do canal Biography Channel em 2008. Em maio de 2008 o apresentador lançou a versão portuguesa de Chamar a Música, um concurso que teve no ar durante a época de verão de 2008, alcançando óptimos resultados de audiências. Em setembro de 2008 volta a apresentar o concurso Roda da Sorte na SIC.

Herman muda-se para a TVI, onde apresenta Nasci P'ra Cantar entre julho de 2009 e setembro de 2009, altura em que o seu contrato com a TVI termina. Também em julho de 2009 lançou o álbum Adeus, vou ali já venho, com músicas inéditas. Em abril de 2010 regressa à casa de onde partiu 10 anos antes, a estação pública da RTP. Conduzindo agora um talk-show, onde junta a conversa com personalidades portuguesas, com apontamentos humorísticos em formato late night show primeiro com Herman 2010 depois Herman 2011 e actualmente com Herman 2012.
Herman José mantém-se como um dos proprietários do Teatro Tivoli, situado na Avenida da Liberdade (Lisboa), desde 2005.



Sem comentários: