terça-feira, janeiro 17, 2012

Zooey Deschanel - 32 anos

Zooey Claire Deschanel (Los Angeles, 17 de janeiro de 1980) é uma atriz, música e compositora norte-americana.
Deschanel fez sua estreia no cinema em 1999, no filme Mumford, e logo se tornou conhecida por seus papéis como atriz secundária em filmes como Almost Famous (Quase Famosos), de 2000, Elf, de 2003, e The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (À boleia pela Galáxia), de 2005. Começou então a interpretar papéis principais em filmes, incluindo Yes Man (Sim!), de 2008, e (500) Days of Summer (500 Dias com Summer), de 2009.
Toca teclado, percussão, banjo e ukelele. Ela já cantou em vários de seus filmes, e seu primeiro álbum Volume One (gravado com M. Ward sob o nome She & Him) foi lançado em 18 de março de 2008.

Zooey nasceu em Los Angeles, Califórnia, e é filha do cineasta e diretor Caleb Deschanel e Mary Jo Deschanel. Ela é descendente de irlandeses e franceses. O nome "Zooey" foi inspirado pelo personagem de mesmo nome, "Zooey Glass", do livro Franny and Zooey, de J. D. Salinger. Sua irmã mais velha, Emily Deschanel, também é atriz e é a estrela principal da série de TV Bones.
Sua irmã revelou em uma entrevista à imprensa francesa, que elas quando crianças, passaram muitos verões em Lyon, na França.
Deschanel vive em Los Angeles, mas passou grande parte de sua infância viajando por conta do trabalho do seu pai, ela disse mais tarde que "odiava todas as viagens [...] Estou muito feliz agora por ter tido essa experiência, mas ficava tão triste por ter que deixar meus amigos, em Los Angeles e ir para lugares onde não tinha nenhuma comida que eu gostasse ou coisas as quais eu estava acostumada" Ela frequentou a Crossroads School, uma escola particular em Santa Mónica, Califórnia, onde fez amizade com as futuras estrelas Jake Gyllenhaal e Kate Hudson . Ela também esteve no French Woods Festival of the Performing Arts durante o acampamento de verão e cantou durante todo o ensino médio, pois pretendia seguir uma carreira no teatro musical. Durante sete meses ela cursou a Northwestern University, depois de sua saída ela foi trabalhar como atriz.
Amiga de infância do ator Jason Schwartzman, ela o namorou por muitos anos antes de romperem em 2005. Também namorou o ator britânico Martin Freeman, o dramaturgo Jeff Smeenge e Hunter Burgan, (baixista do AFI).
Deschanel ficou noiva de Ben Gibbard, da banda Death Cab for Cutie em 28 de dezembro de 2008. Casaram-se em setembro de 2009. Deschanel, que é alérgica a ovos, leite, trigo e glúten, come comida vegan.

Sem comentários: