quarta-feira, janeiro 18, 2012

Vassilis Tsitsanis morreu há 28 anos


Vassilis Tsitsanis (Trikala, 18 de janeiro de 1915Londres, 18 de janeiro de 1984) foi um compositor grego que tocava o bouzouki. Tornou-se um dos maiores compositores gregos de seu tempo e é amplamente reconhecido como um dos fundadores do estilo musical denominado rebético. Escreveu mais de quinhentas canções e ainda é lembrado como um dos maiores músicos gregos.


Biografia

Tsitsanis nasceu em Trikala em 18 de janeiro de 1915. Desde muito jovem, Tsitsanis desenvolveu grande interesse na música e aprendeu a tocar bandolim, violino e o bouzouki, que foi o principal instrumento de suas canções. Em 1936 partiu para Atenas para estudar Direito e em 1937 fez sua primeira gravação.
Em 1937 mudou-se para Salónica, onde prestou o serviço militar, permanecendo na cidade por dez anos, durante a ocupação alemã da Grécia. Tornou-se famoso e, nesse período, escreveu muitas de suas melhores canções, as quais, ao final da II Guerra Mundial, seriam gravadas. Até o fechamento da gravadora pelos alemães em 1941, ele já havia gravado mais de 100 das suas próprias composições e tocado em muitas gravações de outros compositores.
Em 1943, Tsitsanis retornou a Atenas e começou a gravar muitas de suas próprias composições que tornaram famosos muitos dos cantores que trabalharam com ele, como Sotiria Bellou, Marika Ninou e Prodromos Tsaousakis.
Tsitsanis morreu no Royal Brompton Hospital em Londres após uma operação no pulmão, em 18 de janeiro de 1984, no dia de seu sexagésimo nono aniversário. Toda a Grécia entrou em luto, onde sua música ainda é tida como a lenda do rebético.

Sem comentários: