domingo, julho 31, 2011

Hoje é dia de ouvir The Corrs

Música de Francisco José na data do aniversário da sua morte

Porque amanhã...

(imagem daqui)


... é dia 1 de Agosto, todos professores deveriam de férias. Contudo tal não acontece - a maluqueira que imperou durante seis anos e tal no Ministério da Educação, primeiro com dura e anarquista Maria de Lurdes Rodrigues e depois a fofinha e ligeiramente distraída Isabel Alçada, leva que muito de nós estejam a corrigir exames, pela primeira vez de graça e em Agosto, enquanto que os restantes se dedicam a fingir que provam que são bom professores, com milhares de papéis e evidências (também conhecidas por iludências...) a colocar em papel, em CD's, DVD's ou dossiês electrónicos ou a fingir (como eu) que avaliam justamente os seus pares, através do que viram em duas aulas assistidas e das iludências por eles apresentadas - o que é impossível neste modelo.


Em vez de descansar e preparar o novo ano, dedicamo-nos à estúpida burocracia herdada de Sócrates e que o governa teima em levar até ao fim, com as consequências que já se antevêem: guerra civil, recursos e processos entre muitos professores e Escolas e o fim do trabalho cooperativo em muitos grupos dentro das Escolas públicas.

Pagaremos bem caro esta teimosia, mesmo que o novo modelo de avaliação dos docentes venha a ser melhor, menos burocrático e mais justo, pois as feridas desta luta fraticida (por lugares que não existem ou por notas que não servirão para nada...) irá provocar nos professores e escolas feridas profundas que nunca irão sarar.

Assim queríamos dedicar esta música aos iluminados que, num momento que devia ser de prazer (preparar o novo ano) e lazer (descansar para conseguir trabalhar bem no ano escolar que se avizinha) nos põe em cima mais esta interminável carga de trabalhos:

Domingo de manhã, em férias...

... e estou a trabalhar, como a maioria dos professores (uns a corrigir testes, sem receberem nada por isso, outros a fazer os papéis da pseudo-avaliação e outros a preparar as grelhas para avaliarem os seus pares). É claro que há excepções, mas...

Assim, queria dedicar esta música aos meus colegas, em especial aos dos Sindicatos:

O último príncipe herdeiro de facto da coroa portuguesa nasceu há 146 anos

O Infante D. Afonso, de seu nome completo Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Saxe-Coburgo-Gota e Bragança, (Ajuda - Lisboa, 31 de Julho de 1865Nápoles, 21 de Fevereiro de 1920) foi Duque do Porto, Condestável de Portugal e o último vice-rei da Índia Portuguesa.
Segundo filho do rei D. Luís I e da rainha D. Maria Pia de Sabóia, princesa da Sardenha, e irmão mais novo do rei D. Carlos I, D. Afonso desempenhou as funções de condestável do reino, tendo sido nomeado vice-rei da Índia em 1895, por ocasião de uma expedição a essas colónias. Representou algumas vezes o irmão em cortes estrangeiras. Foi general de divisão do exército português e inspector-geral da arma de artilharia. Era ainda comandante honorário dos Bombeiros Voluntários da Ajuda.
Jurado pelas Cortes herdeiro presuntivo da coroa portuguesa, durante o curto reinado de D. Manuel II, seu sobrinho, após a implantação da República em 1910, D. Afonso exilou-se com a mãe, a rainha D. Maria Pia, em Itália, onde residiu na cidade de Pisa. Não teve filhos do seu casamento morganático, celebrado em Madrid, em 1917, com Nevada Stoody Hayes, cidadã americana.
Reza a crónica anedótica que era conhecido como «O Arreda». Amante de carros e de velocidade, corria pelas ruas da cidade no seu automóvel aos gritos «Arreda, Arreda!» para que as pessoas saíssem da frente, o que lhe valeu o cognome. Foi responsável pela organização das primeiras corridas de carros em Portugal.
Falecido em 1920, foi trasladado em 1921 para o Panteão dos Braganças, junto da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.

Saint-Exupéry desapareceu há 67 anos

 (imagem daqui)

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de Junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de Julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.


Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

O rapaz dos The Corrs faz hoje 47 anos

James Steven Ignatius Corr, mais conhecido como Jim Corr (Dundalk, 31 de Julho de 1964), é um músico e activista da República da Irlanda, conhecido por ser o guitarrista da banda de folk rock formada por irmãos The Corrs. Ele também toca piano e por vezes assume o vocal de apoio. Jim também é bastante activo na produção dos álbuns da banda, trabalhando com David Foster e Olle Romo.
Jim  envolve-se com causas de caridade, tocando em concertos para arrecadar fundos para organizações. O The Corrs esteve envolvido no Live 8 em uma série de concertos, apresentando-se em Edimburgo em meados de 2005 junto com Bono, Annie Lennox, Eddie Izzard e Bob Geldof.
Em Novembro de 2005 ele anunciou seu noivado com a ex-miss Irlanda do Norte Gayle Williamson. Em 10 de Maio de 2006, Gayle deu à luz ao primeiro filho do casal, Brandon.

El-Rei D. João V morreu há 261 anos

D. João V de Portugal (nome completo: João Francisco António José Bento Bernardo de Bragança; 22 de Outubro de 168931 de Julho de 1750), foi Rei de Portugal desde 1 de Janeiro de 1707 até à sua morte.

Francisco José morreu há 23 anos

(imagem daqui)

Francisco José Galopim de Carvalho (Évora, 16 de Agosto de 1924 - Lisboa, 31 de Julho de 1988), mais conhecido como Francisco José, foi um cantor português.


Com uma carreira maioritariamente construída no Brasil, o cantor Francisco José deparou-se com alguns contratempos quando, em 1964, se deslocou a território português e, num programa gravado em directo, acusou a RTP de pagar miseravelmente os artistas nacionais, ao contrário do que se passava lá fora.
O caso não ficou por aí, já que Fancisco José resolveu pedir uma quantia de cinco mil escudos pela actuação que iria realizar para a RTP, mesmo estando habituado a receber cinquenta contos por programa no Brasil. A resposta foi negativa, uma vez que o limite máximo pago aos artistas portugueses era de dois mil escudos, no entanto, no seu caso, resolveram abrir uma excepção e fizeram a contraproposta de três mil escudos, caso o cantor não divulgasse a situação. Francisco José aceitou, mas no fim da actuação revelou o escândalo em directo, e a transmissão foi imediatamente cortada. Levado para a sede da PIDE, o cantor foi interrogado, e obrigado a responder em tribunal por "injúria e difamação", depois de lhe ter sido movido um processo.
Francisco José Galopim de Carvalho nasceu em Évora no dia 16 de Agosto de 1924, tendo falecido em Julho de 1988, vítima de um acidente vascular cerebral. Foi na festa de finalistas do liceu que frequentou, que se deu a sua estreia, no Teatro Garcia de Resende, com a interpretação do tema "Trovador". Passou de amador a profissional aos 24 anos, vendo-se obrigado a interromper o 3º ano do curso de Engenharia que frequentava na altura, acabando por não o terminar.
Em 1948, compareceu no Centro de Preparação de Artistas da Rádio, acompanhado por uma carta de apresentação do professor Mota Pereira, tendo cantado, no teste, as canções "Marco do Correio" e "Marina Morena.
A partida para a internacionalização aconteceu em 1951, ano em que se deslocou a Madrid para gravar "Olhos Castanhos/Se", um 78 rpm que lhe valeu 500 escudos por cada face registada, tendo regressado à cidade, no ano seguinte, desta feita para gravar três discos, "Sou Doido Por Ti", "Deixa Falar O Mundo" e "Ana Paula".
Depois de ter pisado o palco em Évora numa revista regionalista de Vasconcelos Sá, intitulada "Palhas e Moinhas", o artista repetiu a experiência em 1952, numa peça que contou com a presença de Hermínia Silva.
Dois anos depois, partiu à descoberta do Brasil, acabando por se estabelecer em Copacabana. Foi lá que construiu uma carreira sólida e de sucesso invulgar para um artista português radicado em território brasileiro. Depois de seis anos de concertos realizados para plateias de emigrantes portugueses, Francisco José registou, em 1960, na editora Sinter, a canção "Olhos Castanhos", que se tornou, no ano seguinte, na canção mais popular do panorama musical brasileiro, depois de ter vendido cerca de um milhão de cópias. Para além de regulares edições discográficas, que somaram um total de 24 álbuns, dos quais apenas seis chegaram a Portugal, do currículo de Francisco José fazem parte inúmeras passagens pela televisão, tendo apresentado um programa aos sábados no Canal 9, em horário nobre.
De passagem por Portugal, a sua relação conflituosa com a PIDE terminou com uma interdição para sair do país, pelo que esteve dezasseis anos sem cantar na televisão portuguesa. No entanto, os discos continuaram a chegar ao mercado na década de 70, e a ser recebidos pelo público com grande satisfação. "Guitarra Toca Baixinho" e "Eu e Tu" são apenas dois dos 109 títulos que compõem a sua discografia, feita de registos em 33, 45 e 78 rpm. Depois de gravado o último single, "As Crianças Não Querem A Guerra", o cantor envolveu-se na política activa mas, em meados de 80, regressou à música. A sua última actividade profissional foi desempenhada no campo do ensino, na Universidade da Terceira Idade, depois de terminar o curso de Matemática.




NOTA: este brilhante cantor era irmão do Professor Doutor Galopim de Carvalho...

sábado, julho 30, 2011

Wuthering Heights


ADENDA: faz hoje 105 anos que nasceu o poeta brasileiro e gaúcho Mário Quintana. Recordemos a data com um poema seu:

Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

Mário Quintana

Um dueto fantástico de aniversariante de hoje

Kate Bush faz hoje 53 anos

Kate Bush (30 de Julho de 1958, Bexleyheath, Inglaterra) é uma cantora inglesa. É filha de um médico inglês, Robert John Bush, e de uma enfermeira irlandesa, Hannah Bush.




Arnold Schwarzenegger - 64 anos

Arnold Alois Schwarzenegger (Graz, 30 de Julho de 1947) é um ex-culturista, actor, empresário e político austro-americano, tendo servido como 38º governador do estado da Califórnia.


Paul Anka - 70 anos!

Paul Anka (Ottawa, 30 de Julho de 1941) é um cantor e compositor canadiano de origens síria. Tornou-se cidadão norte-americana em 1990.


Nicolau Breyner - 71 anos

(imagem daqui)

João Nicolau Melo Breyner Lopes GO M (Serpa, 30 de Julho de 1940) é um actor português.
Depois da infância em Serpa, veio para Lisboa com a família, tendo frequentado o Liceu Camões e a Faculdade de Direito. Depressa desistiu de Direito, acabando por se diplomar em Teatro, no Conservatório Nacional. Estreou-se como actor na peça Leonor Telles, de Marcelino Mesquita, no Teatro da Trindade. Pouco depois popularizava-se na comédia, tanto no teatro de revista como na televisão, demonstrado em programas como Nicolau no País das Maravilhas, Eu Show Nico ou Euronico. Recentemente interpretou Esta Noite Choveu Prata de Pedro Bloch, produzido por Sérgio de Azevedo.
Foi actor e co-autor da primeira novela portuguesa, Vila Faia. Participou ainda em variadas sitcoms: Gente Fina é Outra Coisa; Nico D'Obra;Reformado e Mal Pago; Santos da Casa; Aqui não Há Quem Viva inúmeras séries (O Espelho dos Acácios; Verão Quente; Conde D' Abranhos; A Ferreirinha; João Semana; Quando os Lobos Uivam e Pedro e Inês) e novelas (entre outras: Fúria de Viver e Vingança). Em 2008 mudou-se para a TVI e desde então realizou inúmeros trabalhos, entre Casos da Vida, Flor do Mar, a série histórica Equador e mais recentemente Morangos com Açúcar. Trabalhou também como realizador de várias séries e produtor de TV, tendo sido o fundador da NBP Produções.
Recebeu ao longo da sua carreira cinematográfica, três Globos de Ouro, tendo sido considerado Melhor Actor com Kiss Me (2004), O Milagre Segundo Salomé (2004) e Os Imortais (2003).
É filho de Nicolau Moreira Lopes (1915-1965) e de Augusta Pereira da Silva de Mello Breyner Pereira (1920-2003). Foi casado com a atriz Sofia Sá da Bandeira, viveu com Cláudia Ramos e é casado com Mafalda Bessa.



Eunice Muñoz nasceu há 83 anos

(imagem daqui)

Eunice do Carmo Muñoz O SEGOIH (Amareleja, 30 de Julho de 1928) é uma actriz portuguesa de referência do teatro, televisão e cinema português e considerada unanimemente uma das melhores actrizes portuguesas de todos os tempos.

sexta-feira, julho 29, 2011

Mais um Centro Ciência Viva!

Este Verão o Centro Ciência Viva de Lagos vai ser um caso sério: ninguém vai querer sair desta casa de ciência, nem mesmo para ir à praia.

Em plena época balnear, o Centro Ciência Viva de Lagos dá as boas-vindas às férias e reabre na próxima segunda-feira, 1 de Agosto, às 18.00 horas, com exposições renovadas e actividades de divulgação científica para todos os públicos. Se está de férias no Algarve, não perca a oportunidade de visitar este centro de ciência e tecnologia.

No Centro Ciência Viva de Lagos suba ao cimo do novíssimo farol e espreite pelo periscópio dum submarino. Vista a pele de um marinheiro à séria e conheça o dia-a-dia a bordo de uma caravela. Arregace as mangas e reme como se estivesse numa galé. Sente-se num balancé científico e veja como uma criança consegue fazer levantar um adulto. Descubra como se orientavam os marinheiros num tempo em que não existia GPS e percorra o jardim à procura da arca do tesouro.

O Centro está instalado num antigo solar setecentista, de traça pombalina, que foi reconstruído para acolher um espaço de divulgação da ciência e da tecnologia. Além das exposições, a programação inclui palestras e oficinas experimentais e astronómicas para todas as idades.

Nesta casa de ciência, tal como nos restantes 19 Centros da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, é obrigatório tirar as mãos dos bolsos e tocar, experimentar, questionar.

Mais informações em www.lagos.cienciaviva.pt

Cartas a um cretino (dos grandes...)

Como este nosso Blog é lido, de quando em vez, por gente da área jurídica (e porque não gosto da personagem em si - gosto mais do vinho que ele tanto aprecia...), aqui fica uma sugestão de Blog a visitar:



NOTA: caso alguém se sinta chocado com o título deste post, sugere-se a leitura deste texto AQUI.

O músico Robert Schumann morreu há 155 anos

Robert Alexander Schumann (8 de Junho de 1810, Zwickau, Alemanha - 29 de Julho de 1856, perto de Bona, Alemanha) foi um músico e pianista alemão.


Vincent van Gogh morreu há 121 anos

Vincent Willem van Gogh (30 de Março de 1853 - Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, frequentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, cometendo suicídio.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901.
Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.
O Museu Van Gogh em Amesterdão é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

O segundo Rei de Itália, irmão da Rainha de Portugal Maria Pia, foi assassinado há 111 anos

Humberto Rainiero Carlos Emanuel João Maria Fernando Eugénio de Sabóia (em italiano: Umberto Rainerio Carlo Emanuele Giovanni Maria Ferdinando Eugenio di Savoia) (Turim, 14 de Março de 1844 - Monza, 29 de Julho de 1900), cognominado "o Rei Bom", foi o segundo rei da Itália.

(...)
Em 29 de Julho de 1900, Umberto I foi convidado a Monza para participar de uma cerimónia de entrega de prémios organizada pela Società Ginnastica Monzese Forti e Liberi, evento que contou com equipes de atletas de Trento e Trieste. Embora ele costumasse usar uma cota de malha de protecção sob a camisa, decidiu não usá-la naquele dia em virtude do calor, atitude que contrariava as instruções de seus agentes de segurança. Entre os populares que o saudavam também se encontrava Gaetano Bresci, com um revólver no bolso.
O rei permaneceu no local por cerca de uma hora e, segundo testemunhas, estava de bom humor: "Entre esses jovens inteligentes me sinto rejuvenescido", teria declarado. Ele decidiu retornar ao palácio da Villa Reale di Monza por volta de 22.30 horas, caminhando entre a multidão e a banda de música, que iniciava a "Marcha Real".
Aproveitando-se da confusão, Bresci postou-se à frente do rei e disparou três tiros. Umberto, baleado no ombro, pulmão e coração, dirigiu-se ao general Ponzio Vaglia: "Vamos, eu acho que estou ferido!".
Logo após, a polícia prendeu Brescia (que não ofereceu nenhuma resistência), livrando-o do linchamento pela multidão. Enquanto isso, a carruagem chegava à Villa Reale onde a rainha, já avisada do ocorrido gritava: "Façam algo, salvem o rei!" Mas nada mais podia ser feito, o rei já estava morto.
Seu corpo foi sepultado Panteão de Roma, em 13 de Agosto. Bresci foi julgado e condenado à morte por regicídio em 29 de Agosto, mas a condenação foi comutada em prisão perpétua pelo novo rei, Vítor Emanuel III.

O Escutismo nasceu há 104 anos

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (Londres, 22 de Fevereiro de 1857 - Nairobi, 8 de Janeiro de 1941) foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escutismo.

(...)

B-P, promovido agora ao posto de major-general, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas. Foi como um herói dos adultos e das crianças que em 1901 ele regressou da África do Sul para a Inglaterra e descobriu, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar). O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas. B-P viu nisto um desafio. Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude.
Ideal do escutismo
Se um livro para adultos sobre as actividades dos exploradores podia exercer tal atracção sobre os rapazes e servir-lhes de fonte de inspiração, outro livro, escrito especialmente para rapazes, poderia despertar muito maior interesse. Burnham ficou conhecido pelos serviços prestados no exército colonial britânico e por ter ensinado woodcraft a Baden-Powell, sendo está uma das influências mais notáveis do fundador do escutismo. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didáctica do escutismo.
Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África entre os Zulus e outras tribos selvagens. Reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos rapazes, desde jovens espartanos, os antigos bretões, os peles-vermelhas, até os nossos dias. Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a ideia do escutismo. Queria estar certo de que a ideia podia ser posta em prática, e por isso, no verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes separados por 4 patrulhas (Maçarico- Real, Corvo, Lobo, Touro) para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escuteiro que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.
Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escutismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em acção um movimento que afectaria a juventude do mundo inteiro.
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiram patrulhas e tropas de escuteiros não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. O movimento cresceu tanto que em 1910, B-P compreendeu que o Escutismo seria a obra a que dedicaria a sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país adestrando a nova geração para a boa cidadania do que preparando meia-dúzia de homens para uma possível futura guerra.
Pediu então demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, sua vida de serviço ao mundo por meio do Escutismo.

A primeira ave foi despromovida a dinossáurio...

O Archaeopteryx pode deixar de ser considerado como a primeira ave, mostra um estudo da Nature, que defende que a espécie é um dinossauro igual a tantos outros.


Artigo publicado na Nature
O Archaeopteryx pode deixar de ser uma ave

O fóssil da nova espécie (Xu/Nature)

O primeiro fóssil do Archaeopteryx foi descoberto em 1861 e tornou-se no achado perfeito para dar impulso à teoria evolutiva de Darwin. O vertebrado viveu durante a era dos dinossauros e, apesar das semelhanças com os répteis, tinha características aladas e foi definido como a mais antiga ave de sempre, tornando-se num exemplo académico da passagem evolutiva dos répteis para os vertebrados alados. Passado 150 anos, um artigo da Nature publicado nesta quinta-feira que descreve uma nova espécie parente do Archaeopteryx, sugere que “a primeira ave” não passa de um dinossauro com penas, iguais a tantos outros que existiam na altura.

O Archaeopteryx é um género que incluí várias espécies que viveram há cerca de 150 milhões de anos, no final do período Jurássico. A primeira espécie foi descoberta no Sul da Alemanha, dois anos depois de Charles Darwin publicar o livro revolucionário do século XIX, Na Origem das Espécies, onde defendeu a teoria da evolução através de uma colecção robusta de exemplos que sustentavam a tese.

Quando se encontrou o fóssil do animal pré-histórico, o que se conhecia do mundo dos dinossauros era um deserto comparado com o que se sabe hoje. As penas, as asas, a parte superior do osso esterno parecido com as aves, eram tão diferentes dos outros fósseis de dinossauros da época, que mesmo havendo várias características de réptil, o Archaeopteryx foi não só considerado a primeira ave, como toda a teoria da evolução das aves foi construída a partir deste grupo.

Ao longo do último século e meio, vários autores puseram em causa “a primeira ave” e a partir de meados da década de 1990, quando vários fósseis mostraram que existiu uma proliferação de penas e asas em dinossauros, o aspecto do Archaeopteryx passou a ser muito mais vulgar. O artigo de Xing Xu, investigador da Universidade de Linyi, da província de Shandong, China, é mais um argumento contra esta classificação com 150 anos.

No estudo, os autores descrevem a espécie Xiaotingia zhengi. O fóssil do animal foi encontrado na formação geológica de Tiaojishan, que fica na província chinesa de Liaoning, no Nordeste. A placa de rocha onde está incluído tem a marca de penas à volta dos ossos. O animal, que viveu há cerca de 155 milhões de anos, teria asas, penas e seria capaz de planar.

Comparar a árvore da evolução
A equipa de Xu decidiu fazer uma análise comparativa das características morfológicas destas duas espécies e de mais algumas dezenas de dinossauros e aves que estão próximos para compreender quais é que serão as relações familiares na árvore da evolução.

O que descobriram, é que quando juntavam a nova espécie, o Archaeopteryx saltava do ramo evolutivo que hoje é representado pelas aves para o ramo do grupo de dinossauros chamado Deinonychosauria, que inclui, por exemplo, os famosos velociraptors, e que se extinguiu no final do Cretácico, juntamente com o resto dos dinossauros. Mas quando a análise excluía o Xiaotingia zhengi, o Archaeopteryx permanecia no ramo evolutivo das aves.

“Há muitas, muitas características que sugerem que o Xiaotingia e o Archaeopteryx sejam dois tipos de dinossauro chamados Deinonychosauria e não aves. Por exemplo, ambos têm um grande buraco em frente aos olhos, estes buracos só é visto nestas espécies e não está presente noutras aves”, disse Xu citado pela BBC News. O investigador também aponta para a garra do segundo dedo do pé, muito extensível nos Deinonychosauria, e que “tanto o Archaeopteryx como o Xiaotingia apresentam o desenvolvimento inicial desta característica”.

Lawrence Witmer, um paleontólogo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que escreveu um artigo na < i=""> a acompanhar o estudo, afirma que esta descoberta vai “arrebatar a comunidade de paleontólogos simplesmente porque, no último século e meio, estes fósseis familiares [do Archaeopterix] guiaram todos os pensamentos científicos sobre o inicio das aves”.

Para Xing Xu, esta definição feita quando a teoria da evolução ainda era jovem “foi o resultado da História e das poucas amostras que existiam da transição de dinossauros para pássaros”, disse citado numa notícia da Nature. Mas há quem discorde. “Acho que isto não vai ser a última palavra sobre este assunto”, disse à Nature Thomas Holtz, paleontólogo da Universidade de Maryland, Estados Unidos. “Se tiramos esta espécie chinesa do conjunto de espécies analisadas, os argumentos caem por terra, por isso esta nova localização é na melhor das hipóteses precária até que haja mais descobertas que a comprovem.”Entretanto, os autores chineses avançaram com outras três espécies da era dos dinossauros, descobertas recentemente, para substituirem o lugar de ave mais antiga: o Epidexipteryx, o Jeholornis e o Sapeornis. Quanto ao Archaeopterix, apesar da discussão continuar e de uma resposta conclusiva para o seu lugar na evolução das aves esperar por mais investigação, o seu lugar na história da vida ficou comprometido. “Talvez tenha chegado a altura de aceitarmos finalmente que o Archaeopterix era somente outro pequeno terópode com aspecto de ave, que esvoaçava por aí, durante o Jurássico”, defendeu Lawrence Witmer.



quinta-feira, julho 28, 2011

Hoje é dia de ouvir Bach

O professor Doutor Martim Portugal Ferreira faz hoje 76 anos

(imagem daqui)

Professor Catedrático de Geologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é ainda associado de algumas Sociedades e Academias de Ciências. Foi autor do projecto e da concretização da Licenciatura em Engenharia Geológica, na qual a Universidade de Coimbra foi pioneira. Orientou mais de uma centena de projectos e estágios nas Licenciaturas em Geologia e Engenharia Geológica. Dirigiu trinta e cinco dissertações de Doutoramento e de Mestrado, nove delas como co-orientador. Estudou, leccionou e publicou em diversas áreas - petrologia, geologia estrutural, jazigos minerais, hidrogeologia, geocronologia, geologia regional e história da geologia.


NOTA: em nome dos Geopedrados, que foram alunos deste excelente Mestre e Amigo, os nossos sinceros parabéns!

A rainha da música axé e furacão da Bahia faz hoje anos

O Terror da Revolução Francesa acabou há 217 com a morte de Robespierre

Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (6 de Maio de 1758, Arras - 28 de Julho de 1794, Paris), advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.
Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Principal membro dos Montanha durante a Convenção, ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das personagens mais controversas deste período. Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror.

(...)


No dia 27 de Julho, Robespierre é feito prisioneiro em um golpe organizado pelos seus adversários da Convenção (a planície, ou como os jacobinos chamavam-lhes, pântano). A Comuna de Paris ainda tenta defender Robespierre, mas a sua insurreição fracassa.
Maximilien de Robespierre foi guilhotinado em Paris no dia seguinte, no dia 10 do Termidor do ano II (28 de Julho de 1794), sem ter sido julgado, juntamente com o seu irmão Augustin de Robespierre (também membro da Junta de Salvação Pública) e dezassete de seus colaboradores durante o golpe de dia 9 do Termidor, dentre eles, seus dois grandes amigos, companheiros desde o início de sua jornada, Saint-Just e Couthon.

Hoje é dia de ouvir música barroca

Daniela Mercury - 46 anos!

Daniela Mercury, nome artístico de Daniela Mercuri de Almeida (Salvador, 28 de Julho de 1965), é uma cantora, compositora, dançarina, produtora, actriz e apresentadora de televisão brasileira. Vencedora de um Grammy Latino, por seu álbum Balé Mulato, recebeu também seis Prémios TIM de Música, um prémio pela APCA, três prémios Multishow e dois prémios pelo VMB, de melhor videoclipe e fotografia.
Daniela é considerada uma das maiores cantoras, e mais famosas de axé music, e é conhecida como a rainha deste género musical. Desde de 1991 até hoje, Daniela lançou diversos álbuns e singles (sendo 14 em primeiro lugar e 24 Top 10), vendendo mais de 12 milhões de discos em todo o mundo. Ela gravou um DVD comemorativo de 25 anos do Cirque du Soleil e fez parte do Festival de Jazz de Montreal. Além disso, Mercury foi convidada para participar do DVD de Alejandro Sanz, e cantar com Paul McCartney, em Oslo, na Noruega, durante a entrega do Prémio Nobel da Paz.

Há 35 anos um Sismo destruiu a cidade chinesa de Tangshan

O Sismo de Tangshan de 28 de Julho de 1976 foi o mais grave terramoto que afligiu o mundo moderno em relação às vidas perdidas, tendo sido registados 7,5 graus na escala de Richter. Atingiu a cidade da Tangshan, na República Popular da China às 3:52 horas da manhã, matando 242 419 pessoas, de acordo com os dados oficias, mas segundo algumas fontes esse número está estimado como sendo três vezes maior.
Muitas das pessoas que sobreviveram ao terramoto ficaram presas sob os edifícios que caíram, não resistindo à réplica de magnitude 7.1 15 horas depois do terramoto principal, seguidos de muitas réplicas de 5.0 e 5.5. Muitas pessoas afirmaram ter visto luzes estranhas na noite anterior ao terramoto, que ficaram conhecidas como as luzes do terramoto.
78% dos edifícios industriais, 93% dos edifícios residenciais, 80% das estações de bombeamento de água e 14 linhas de esgoto ou foram completamente destruídos ou ficaram bastante danificados. As ondas sísmicas libertadas para longe e alguns edifícios localizados tão longe como Pequim, a 140 km do epicentro, ficaram danificados.
O Terramoto de Tangshan é o segundo mais mortífero que foi registado, ficando após o sismo de 1556 de Shanxi, também na China, onde foram registados 830 000 mortos; contudo, documentos deste período são muito difíceis de encontrar.

NOTA: este sismo ocorreu cerca de ano e meio após o Sismo de Haicheng (04.02.1975) que tinha sido previsto e foi uma nódoa para um regime que afirmava que conseguia prever sismos, ao ponto de falsificar o número de mortos e feridos...

Vivaldi morreu há 270 anos


Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de Março de 1678Viena, 28 de Julho de 1741) foi um compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il prete rosso ("o padre ruivo") por ser um sacerdote de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").


Johann Sebastian Bach morreu há 261 anos


quarta-feira, julho 27, 2011

A m... da Avaliação dos Docentes (ADD) e mais um motivo para acabar com ela antes de ela estar terminada e haver uma guerra civil em muitas Escolas

ADD, mais erros e a cereja no topo do bolo


Tinha jurado não escrever mais nada sobre esta abominação, mas há situações que o mais pacífico dos cristãos não pode deixar de denunciar. São incontáveis as irregularidades e os erros deste sistema e não vale a pena retomar os rios de tinta que eu e outros já fizemos correr para os denunciar. Mas há aspectos que, não sendo irregulares, são de uma completa falta de bom senso e cujos pressupostos decorrem da falta de uma linha de orientação uniforme para todas as escolas.

Não sei quais foram as mentes brilhantes do socialismo de inspiração lurdina que tiveram a ideia de fazer depender em 10% a avaliação dos coordenadores de departamento de uma ficha preenchida pelos avaliados. Estes devem entregá-la ANTES de serem conhecidos os resultados da sua própria avaliação.

Fazendo ou não resistência à sua entrega, o que é facto é que os mesmos foram compelidos a classificar parâmetros de desempenho do cargo de coordenador, alguns dos quais desconhecem por completo, como por exemplo a articulação com os diversos coordenadores de disciplina, ou o apoio dado aos relatores na avaliação dos docentes. Trata-se de um jogo viciado à partida, pois a maioria nada sabe sobre isto.

O modelo de ficha aqui descrito, que nem sequer é anónimo e onde se pede uma classificação pontuada até às décimas, é a cereja no topo do bolo. A perversidade deste sistema é inominável.

O Ministério da Educação insiste tanto numa maior objectividade na avaliação dos alunos e depois permite-se aos professores todo o tipo de arbitrariedades na avaliação dos seus pares. Dois pesos e duas medidas?

Se por um lado conheço bem a verticalidade e o rigor de alguns relatores, também prevejo que algumas das decisões de avaliação tomadas pelo júri final das escolas serão de natureza política. O banho-maria que agora se vive poderá transformar-se a partir de Setembro numa panela de pressão quando as propostas de classificação forem dadas a conhecer à maioria dos professores, e surjam fatalmente os incómodos recursos.

Mesmo que Nuno Crato faça substituir este modelo de avaliação, mal nascido e mal criado, por outro, as feridas causadas por esta ADD continuarão a ter efeitos para além da sua morte nominal.

in Pérola de Cultura - post de Lelé Batita

Música para animar as (pseudo)férias de professores

Manuel Vázquez Montalbán nasceu há 72 anos

(imagem daqui)

Manuel Vázquez Montalbán (Barcelona, España; 27 de julio de 1939 - Bangkok, Tailandia; 18 de octubre de 2003) fue un escritor español famoso, ante todo, por sus novelas policiales protagonizadas por el detective privado Pepe Carvalho. Personalidad casi inabarcable, se definió a sí mismo como "periodista, novelista, poeta, ensayista, antólogo, prologuista, humorista, crítico, gastrónomo, culé y prolífico en general", campos todos en los que destacó.


NOTA: para quem nunca leu Montalbán e gosta de policiais, esta altura do ano é o ideal para o fazer. O seu detective Pepe Carvalho é único - galego e catalão simultaneamente, ex-comunista e ex-agente da CIA, adepto do Barça, com uma namorada que é prostituta, é uma personagem e pêras...

Salazar morreu há 41 anos

António de Oliveira Salazar  (Vimieiro, Santa Comba Dão, 28 de Abril de 1889 - Lisboa, 27 de Julho de 1970) foi um político português e professor catedrático da Universidade de Coimbra.
O seu percurso político iniciou-se quando foi Ministro das Finanças por breves meses em 1926. Depois disso, foi também ministro das Finanças entre 1928 e 1932, procedendo ao saneamento das finanças públicas portuguesas.
Instituidor do Estado Novo (1933-1974) e da sua organização política de suporte, a União Nacional, Salazar dirigiu os destinos de Portugal, como Presidente do Conselho de Ministros, entre 1932 e 1968. Os autoritarismos que surgiam na Europa foram amplamente experimentados por Salazar em duas frentes complementares: a propaganda e a repressão. Com a criação da Censura, da organização de tempos livres dos trabalhadores FNAT, da Mocidade Portuguesa, masculina e feminina, o Estado Novo procurava assegurar a doutrinação de largas massas da população portuguesa, enquanto que a polícia política (PVDE, posteriormente PIDE, a partir de 1945), em conjunto com a Legião Portuguesa, combatiam os opositores, que, quando objecto de julgamento, eram-no em tribunais especiais (Tribunais Militares Especiais e, posteriormente, Tribunais Plenários).
Apoiando-se na doutrina social da Igreja Católica, Salazar orientou-se para um corporativismo de Estado, com uma linha de acção económica nacionalista assente no ideal da autarcia. Esse seu nacionalismo económico levou-o a tomar medidas de proteccionismo e isolacionismo de natureza fiscal, tarifária, alfandegária, para Portugal e suas colónias, que tiveram grande impacto, sobretudo até aos anos sessenta.

terça-feira, julho 26, 2011

Its Only Rock n Roll (But I Like It)

Música actual para Geopedrados

Hoje é dia de ouvir Mick Jagger e os Stones

O vocalista dos Extreme faz hoje 50 anos

Gary Cherone (26 de Julho de 1961, Malden, Massachusetts) é um cantor norte-americano. Seu nome completo é Gary Francis Caine Cherone.

Veterano da cena rock 'n' roll de Boston, Gary apareceu sob os holofotes como o vocalista da multi-platinada banda Extreme em 1989. Conhecidos pela sua música de arranjos trabalhados, Extreme teve vários hits, incluindo o top 5 "Hole Hearted" e o #1 em vários países, "More Than Words". Com isso eles venderam 10 milhões de discos ao redor do planeta (total aproximado da carreira).
Depois que os Extreme se dissolveram em 1996, Gary aceitou um convite para substituir Sammy Hagar como o vocalista da legendária banda de rock Van Halen. Com o Van Halen Gary gravou o disco VH III, que não teve o sucesso de vendas que a gravadora esperava. A turnê nos EUA em 1998, no entanto, foi muito boa para a banda e para o público, lotando todas as casas onde tocaram. Devido a pressões da gravadora, Cherone eventualmente deixou o Van Halen para formar a banda moderna de hard rock Tribe of Judah.

Nota: reparem na bandeira que aparece neste teledisco...

Sir Michael Philip Jagger nasceu há 68 anos

Sir Mick Jagger, nascido Michael Philip Jagger, (Dartford, 26 de Julho de 1943) é o vocalista dos The Rolling Stones, uma das bandas inglesas de rock mais famosas do século XX.


Kubrick nasceu há 83 anos

Auto-retrato de Kubrick na década de 50

Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de Julho de 1928Hertfordshire, 7 de Março de 1999) foi um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma carreira notável e bem-estruturada.