quarta-feira, dezembro 28, 2011

Três museus nossos merecem

Vencedor só é conhecido em Maio
Três museus portugueses são finalistas do Museu Europeu do Ano 2012

Museu do Côa é um dos finalistas Museu do Côa é um dos finalistas

O Museu do Côa, no Douro, o Hotel-Museu do Convento de São Paulo, no Redondo, e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, nos Açores, estão entre 46 nomeados para o Prémio do Museu Europeu do Ano 2012.

O prémio é atribuído anualmente pelo European Museum Forum (EMF), organização sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para promover a qualidade das instituições museológicas, e que funciona sob os auspícios do Conselho da Europa.

A cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano 2012 terá lugar em Penafiel, entre 16 e 19 de Maio, onde decorrerá a assembleia anual do EMF.

Os três museus portugueses fazem parte de uma lista de 46 nomeados de 20 países, entre eles Grécia, Irlanda, Rússia, Estónia, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha, França e Reino Unido.

Na decisão final do júri pesam habitualmente os esforços realizados pelos museus europeus para atrair visitantes através de programas nas áreas da interpretação, responsabilidade social, comunicação e marketing.

Em declarações à agência Lusa, Margarida Ruas, actual embaixadora do EMF e antiga diretora do Museu da Água, em Lisboa, comentou que “é um motivo de orgulho para Portugal existirem três museus nomeados para o prémio”.

“É também importante que seja Penafiel a receber a assembleia do European Museum Forum porque há sempre inúmeros pedidos para acolher este encontro e cerimónia do anúncio dos premiados”, salientou.

No ano passado, o Museu do Douro, em Peso da Régua, recebeu uma menção especial do júri do EMF, no âmbito do Museu Europeu do Ano 2011, atribuído ao Museu Galo-Romano de Tongeren, na Bélgica.

Também o Conselho da Europa premeia anualmente um museu europeu, tendo anunciado este mês o distinguido com o prémio de 2012: o Rautenstrauch-Joest Museum - Kulturen der Welt, uma instituição que alberga um acervo de caráter antropológico e etnológico com sede em Colónia, na Alemanha.

O museu centenário tinha-se mudado recentemente para um novo edifício da cidade e aproveitou para fazer uma remodelação total da apresentação e design da sua exposição permanente, composta por objectos de culturas e tradições de países de todo o mundo.

Este prémio do Conselho da Europa para os museus é atribuído desde 1977 em colaboração com o EMF e entregue em Estrasburgo.


NOTA: uma excelente notícia, pela nomeação de três fantásticos museus e por o evento ser no nosso país, mas com um pequeno problema - esqueceram-se dos links para os sites dos Museus:

Sem comentários: