domingo, novembro 27, 2011

Programas Educativos do Geopark Naturtejo do Ano Lectivo 2011/2012


O Geopark Naturtejo, pelo quinto Ano Lectivo consecutivo, apresenta aos professores, educadores e animadores os seus Programas Educativos destinados a Instituições de Ensino. Nestes quatro anos participaram, neles, no total, 15 312 alunos e professores das escolas do Geopark, de outras Portuguesas e de 4 países estrangeiros.

O Guia que aqui divulgamos leva as propostas do Ano Lectivo 2011/2012 até aos docentes portugueses (e não só...).

Pretende-se contribuir para a divulgação, valorização e conservação do Património Natural e Cultural do Geopark Naturtejo, bem como para o desenvolvimento sustentável do seu território, em particular e do Planeta Terra, em geral.

Ao longo destes anos o Geopark tem contribuído para a optimização do processo ensino-aprendizagem em temáticas de disciplinas tais como Geociências, Ciências Naturais, Conservação da Natureza, Marketing, Geografia, Turismo de Natureza, Desenvolvimento Rural, História, Educação Física, Áreas Protegidas, Ordenamento do Território, Geoconservação, entre outras.

As actividades propostas consistem na dinamização de aulas na escola (aulas pré-campo), aulas de campo com visita a geomonumentos (por vezes integrados em percursos pedestres) e a espaços museológicos, workshops, ateliês, exposições e concursos. Algumas destas actividades integram-se na comemoração de dias temáticos, na Semana dos Geoparques Europeus e em Projectos anuais concebidos em conjunto com as escolas.

As grandes novidades do Ano Lectivo 2011/2012 são as actividades criadas no âmbito da exposição “Quando a gente andava ao menério e duas novas saídas de campo, designadamente, “As andanças do granito talhado p’los Canteiros de Alcains” e “Conservação da Natureza no PNTI – o caso do Monte Barata”.

As informações detalhadas sobre cada uma das actividades dos Programas Educativos podem ainda ser consultadas no website da “GEONATURescola” (www.geonaturescola.com), dedicado aos Programas Educativos e Geodivertidos do Geopark Naturtejo. Este website criado em Fevereiro de 2011 conta já com mais de 5000 visitantes. Nele se encontram disponíveis Guiões do Professor, materiais bibliográficos de apoio, e serão adicionados ao longo do ano lectivo novos recursos didácticos.

A equipa do Geopark aguarda o vosso contacto e participação activa nos Programas Educativos, para juntos contribuirmos para uma Terra melhor! Desafiem-os...!


Ficheiro de Apoio: Programas Educativos 2012/2012 (pdf)

Sem comentários: