domingo, novembro 27, 2011

Portugal e a música portuguesa estão de parabéns!

Decisão em Bali, na Indonésia
Fado é Património Imaterial da Humanidade

Fado de Amália Rodrigues foi ouvido em Bali

O Fado foi reconhecido este domingo pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

'Que Estranha Forma de Vida', de Amália Rodrigues, foi ouvido na sala, após um discurso emocionado de António Costa, presidente da Câmara de Lisboa.

"Foi uma grande alegria, sobretudo depois de uma espera tão longa", afirmou à SIC a directora do Museu do Fado, Sara Pereira.

"Muita gente achava que o fado era triste. O fado é alegria", disse António Costa.

A decisão era esperada desde a madrugada de hoje, mas longas discussões sobre outras candidaturas fizeram atrasar o processo. A comitiva portuguesa em Bali foi aplaudida e contou com o apoio de Espanha, que sempre se mostrou favorável à candidatura da música portuguesa.

A partir de hoje o Fado já não é apenas uma canção portuguesa, mas uma canção do Mundo.

in CM - ler notícia


Estranha forma de vida
Letra: Amália Rodrigues
Música: Alfredo Marceneiro

Foi por vontade de Deus
que eu vivo nesta ansiedade.
Que todos os ais são meus,
que é toda a minha saudade.
Foi por vontade de Deus.

Que estranha forma de vida
tem este meu coração:
vives de vida perdida;
Quem lhe daria o condão?
Que estranha forma de vida.

Coração independente,
coração que não comando:
vives perdido entre a gente,
teimosamente sangrando,
coração independente.

Eu não te acompanho mais:
para, deixa de bater.
Se não sabes aonde vais,
porque teimas em correr,
eu não te acompanho mais

Se não sabes onde vais:
para, deixa de bater,
eu não te acompanho mais.

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Apesar de estar neste momento no Canada, foi bom saber que o nosso fado foi reconhecido como patrimonio da humanidade

Pedro Luna disse...

Caro Carlos: é uma alegria o reconhecimento do Fado com Património Mundial! Já agora, votos de boa estadia aí no Canadá...