domingo, novembro 27, 2011

O pai de D. António, Prior do Crato, morreu há 456 anos

D. Luís de Portugal (Abrantes, 3 de março de 1506 - Lisboa, 27 de novembro de 1555). Filho de D. Manuel I e da infanta espanhola Maria de Aragão, foi 5.º Duque de Beja, 9º Condestável de Portugal e Prior da Ordem Militar de S. João de Jerusalém, com sede portuguesa no Crato.
Afirmou ter casado em segredo em Évora com Violante Gomes, "a Pelicana" (Torre de Moncorvo, circa 1510 - Almoster, 16 de Julho de 1568), filha de Pedro Gomes, de Évora, e de sua mulher, tendo um filho, D. António, Prior do Crato, o que garante a legitimidade de D. António, que não é socialmente aceite, e que mais tarde viria a ser aclamado rei de Portugal e lutado contra o domínio Filipino. De acordo com Jacinto Leitão Manso de Lima, teve ainda uma filha natural duma dona duma família da nobreza que não permitiu que o seu nome fosse revelado, e que casou com um Abelho, um dos cinco filhos dum fidalgo castelhano homiziado em Portugal.
Do Infante D. Luís, diz-se que só faltou ser rei, dadas as suas qualidades. Esteve, durante algum tempo, noivo de Maria I de Inglaterra.

Brasão de armas  do Infante D. Luís de Portugal

Sem comentários: