sábado, novembro 26, 2011

In memoriam - Montserrat Figueras

Montserrat Figueras i Garcia (Barcelona, 15 de março de 1942 - Bellaterra, Cerdanyola del Vallès, Vallès Occidental, 23 de Novembro de 2011) foi uma soprano espanhola que se concentrou no reportório de música antiga.
Montserrat pertencia a uma família de melómanos, e seu pai era violoncelista.
Ainda muito jovem, começou a estudar canto e teatro, sendo aluna de Jordi Albareda, e colaborou com Enric Gisperte. Posteriormente uniu-se ao grupo de música antiga Ars Musicae de Barcelona, onde cantaria obras dos grandes polifonistas espanhóis do século XVI. No mesmo grupo, conheceria Jordi Savall, com quem se casaria em 1968. O casal teve dois filhos: Arianna e Ferran Savall, que são também músicos cantores e instrumentistas. Arianna Savall é principalmente harpista.
Montserrat começou a estudar técnicas vocais de canto antigas em 1966, incluindo desde os trovadores até a música barroca, desenvolvendo um estilo de interpretação que alia vitalidade à fidelidade histórica.
Em 1968, Montserrat Figueras e Jordi Savall se instalam em Basileia (Suiça) para estudar na Schola Cantorum Basiliensis e na Musikakademie Basel, com Kurt Widmer, Andrea von Rahm e Thomas Binkeley; permanecerão na Suíça até 1986. Mais tarde continuarão seus estudos com Eva Krasznai. Nesse período, Montserrat desenvolve um gosto especial pela música antiga, destacando-se como um dos exponentes de uma geração de músicos para os quais era evidente que a música anterior a 1800 necessitava um novo enfoque técnico e estilístico.
Em 1974, o casal constitui, juntamente com Lorenzo Alpert (instrumentos de sopro e percussão) e Hopkinson Smith (instrumentos de corda pulsada), o grupo Hespérion XX, dedicado à interpretação e à revalorização do repertório musical hispânico e europeu anterior a 1800.
En 1987, Figueras e Jordi Savallcontribuem para a fundação do coro La Capella Reial de Catalunya. O casal também fundou a orquestra Le Concert des Nations e a gravadora Alia Vox. No início deste século, o Hespèrion XX passa a chamar-se Hespèrion XXI.
Também colaborou com seu marido na banda sonora do filme Todas as manhãs do mundo (em francês, Tous les matins du monde) de Alain Corneau (1991), sobre a relação entre Sainte-Colombe Marin Marais.
Durante sua carreira artística gravou mais de 60 CD's e recebeu vários prémios como o Grand Prix de la Nouvelle Académie du Disque, o Edison Klassiek, Grand Prix da Académie Charles-Crose um Grammy pelo livro-CD Dinastía Borgia.
Em 2003, o governo francês concedeu-lhe o título de Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres. Em 2011, recebeu a Creu de Sant Jordi (Cruz de São Jorge) da Generalitat de Catalunya.
Faleceu em 23 de novembro de 2011 de cancro.


El rey de Francia (música sefardita de Esmirna)
El rey de Francia
Tres hijas tenia
La una lavraya
La otra cuzia
La mas chica de ellas
Bastidor hazia
Lavrando lavrando
Sueno le caia

Su madre que la via
Aharvar la queria
No m'aharvex mi madre
Ni m'aharvariax
Un sueno me sonava
Bien yo alegria
-Soeno vos sonavax
Yo vo lo soltaria

M'apari a la puerta
Vide la luna entera
M'apari a la ventana
Vide a la estrella Diana
M'apari al pozo
Vide un pilar de oro
Con tres paxaricos
Picando el oro

-La luna entera
Es La tu suegra
La estrella Diana
Es la tu cunada
Los tres paxaricos
So tus cunadicos
Y el pilar de oro
El hijo del rey tu novio

Sem comentários: